Manaus-AM- Os vereadores Amom Mandel (PODE) e Marcelo Serafim (PSB), se estranharam durante a sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (3), por conta de uma publicação de Mandel sobre a validade de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). “Ao que parece, temos muitas doses de vacinas que vencerão essa semana (semana passada). […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- Os vereadores Amom Mandel (PODE) e Marcelo Serafim (PSB), se estranharam durante a sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (3), por conta de uma publicação de Mandel sobre a validade de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19).
“Ao que parece, temos muitas doses de vacinas que vencerão essa semana (semana passada). Estou questionando a SEMSA sobre isso”, havia escrito Amom na postagem de um vídeo em rede social.
Marcelo Serafim, que além de parlamentar também é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na sessão desta segunda-feira condenou a atitude do colega.
“Sempre que tiver esse tipo de situação, eu peço que vossas excelências procurem a secretaria Shádia (Fraxe), que é uma pessoa de fino trato, que atende a todos. Nós precisamos ajudar, a colaborar nesse tipo de processo. Esse tipo de postagem não ajuda. É uma crítica construtiva que faço a vossa excelência”, argumentou Serafim.
A discussão continuou com resposta de Amom. “É completamente compreensível que o senhor, vereador Marcelo, como servidor de carreira da secretaria e hierarquicamente subordinado à secretária faça esse tipo de defesa, mas eu solicito que essas informações venham por vias oficiais, pela secretaria que sempre demorou a responder os requerimentos.”, declarou o jovem vereador, afirmando que havia mandado ofício e não foi respondido.
Ao rebater Amom mais uma vez, Serafim disse: “a imaturidade faz com que alguns parlamentares tenham palavras desrespeitosas para com os seus colegas.”
Amom havia apresentado requerimento solicitando informações e dados atualizados sobre doses de vacinas que iriam vencer (no dia 30 de Abril). As doses (disponibilizadas para municípios) foram completamente aproveitadas antes do vencimento, segundo a juíza federal Jaíza Fraxe, que acompanha ações referentes à Covid-19.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário