Segundo Glória Carratte, muitos vereadores não têm acompanhado as sessões híbridas de forma online, adotadas durante a pandemia de Covid-19
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Durante seu pronunciamento no pequeno expediente, na manhã desta quarta-feira (14), a vereadora Glória Carratte (PL) sugeriu que os parlamentares retornem para suas atividades presenciais na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo ela, muitos vereadores não têm acompanhado as sessões híbridas de forma online, adotadas durante a pandemia de Covid-19.
“Uma vez que os trabalhadores estão trabalhando, pegando ônibus, na rua, se expondo, nós vereadores, que somos minoria, não podemos estar protelando isso. Nós temos que trabalhar aqui, firme e forte, de forma presencial”, disse.
A vereadora chamou a atenção e afirmou que muitos vereadores não estão indo trabalhar de forma presencial e congelam sua imagem na transmissão online.
“Nós temos três dias para trabalhar aqui nessa Casa. Então, gostaria de chamar atenção que muitos vereadores não estão vindo trabalhar e congelam sua imagem na TV online e não ficam prestando atenção na hora do plenário”, afirmou.
Glória falou, ainda, sobre os parlamentares que cumprem agenda externa no horário regimental, deixando de participar das sessões plenárias. “Enquanto nós estamos aqui, tem muitos vereadores que estão na rua, fazendo tapa buraco, andando. Por que ele não faz primeiro aqui o trabalho dele como vereador, no horário regimental?”, questionou.
“Me desculpe a quem caiu a carapuça. Porque eu sempre estou aqui, e são sempre os mesmos vereadores que estão no horário regimental. Quem quiser ficar chateado, que fique. Porque aqui eu não tenho nenhum voto. Eu tenho voto na rua”, completou.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário