A deputada estadual Nejmi Aziz esteve presente virtualmente na abertura do Ano Legislativo, mas não ligou a câmera de transmissão
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Na manhã desta terça-feira (1º), a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) participou de forma on-line da abertura do Ano Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Mas diferentemente de seus colegas de parlamento e outras autoridades que também participaram virtualmente do evento, Nejmi não ligou sua câmera.
De acordo com informações obtidas pelo site O PODER, de forma extra-oficial, Nejmi estaria internada em uma clínica, em São Paulo, em decorrência de uma doença autoimune. O fato, porém, foi desmentido pelo senador Omar Aziz (PSD), marido da parlamentar. “Ela está em Manaus. Procura outra pauta, rapaz! Ela pode aparecer só com a foto dela”, disse ele em tom de irritação após o questionamento.
Segundo a Diretoria de Comunicação da ALEAM não existe informações sobre a internação da deputada, que reforçou a participação de Nejmi de forma on-line. A diretoria também ressaltou que a “ALEAM não pode interferir na forma de participação virtual de um membro da Casa. “Ela pode estar em uma condição que não possa aparecer fisicamente”, declarou.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário