AO VIVO
Legislativo - 01 de julho de 2024
Foto: Reprodução/ Rede social

Direita conquista vitória histórica nas eleições legislativas na França

Neste o domingo (30), ocorreu o 1º turno das eleições para a Assembleia Nacional, a Casa Baixa do Parlamento francês. A direita francesa, liderada pelo partido Reagrupamento Nacional (RN), obteve uma vitória significativa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Neste domingo (30), o Reagrupamento Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, obteve uma vitória histórica no primeiro turno das eleições legislativas na França. Os resultados provisórios, divulgados pelo Ministério do Interior francês nesta segunda-feira, 1º de julho, indicam que o RN, junto com seus aliados conservadores, recebeu 33,15% dos votos.

A coligação de esquerda, Nova Frente Popular (NFP), obteve 27,99% dos votos, enquanto a coalizão Juntos, do presidente Emmanuel Macron, alcançou 20,04% dos votos. Os Republicanos (LR), classificados como de direita clássica e liderados por Éric Ciotti, ficaram com 6,57% isoladamente e 10,23% considerando os votos de outras siglas aliadas.

Neste primeiro turno, já foram eleitos 37 deputados do RN, 32 da NFP, dois do bloco macronista e três do LR e seus aliados. O segundo turno será realizado no próximo domingo, 7 de julho de 2024. O RN e seus associados disputarão 485 dos 577 círculos eleitorais, tendo terminado em primeiro lugar em 297 deles.

As projeções indicam que o RN tem potencial para ser o maior grupo político na próxima Assembleia Nacional, possivelmente alcançando a maioria absoluta, com pelo menos 289 assentos. Um dos principais institutos de pesquisa prevê que essa hipótese está dentro do intervalo possível.

Por outro lado, a NFP conseguiu qualificar seus candidatos para o segundo turno em 446 círculos eleitorais, mas ficou na primeira posição em apenas 157 deles. Os dirigentes da NFP anunciaram que retirarão sistematicamente os candidatos que terminaram em terceiro lugar para apoiar aqueles que enfrentam candidatos do RN com chances de vitória. O bloco macronista, teoricamente, pode disputar 319 círculos eleitorais no segundo turno, mas ficou na primeira posição em apenas 69 deles.

A dissolução do Parlamento por Emmanuel Macron, anunciada após a derrota de seu partido nas eleições para o Parlamento Europeu, permitiu que a população francesa escolhesse seus governantes em novos termos. A votação ocorre em 577 zonas eleitorais, cada uma elegendo um representante para a Assembleia Nacional.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/07
12:40

CONVENÇÃO EM ITACOATIARA

Na noite de sábado, 20 de julho, o Podemos realizou uma convenção em Itacoatiara para oficializar Arnoud Lucas como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O evento reuniu milhares de pessoas e anunciou 31 candidatos a vereador pelo Podemos e PMB. O vereador destacou a necessidade de mudança e participação popular, reforçando o compromisso com o progresso da cidade.

23/07
12:39

VICE DE ALBERTO NETO

Em entrevista ao site O Poder, neste sábado (20), o deputado federal Alberto Neto (PL) revelou que seu pré-candidato a vice será da mesma ideologia política, da direita, e não há chances de ser vice do pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil). Neto destacou a lealdade à direita e a Jair Bolsonaro, e anunciou que a convenção do Partido Liberal (PL) está prevista para 3 de agosto, onde serão oficializados a chapa majoritária e os candidatos a vereador.

23/07
12:37

CONVENÇÃO EM PAUINI

No sábado, 20, mais de 2 mil pessoas compareceram à convenção partidária do “Bloco de Evolução do Município” (Coligação do Bem) em Pauini. O prefeito Renato Afonso (PSD) teve seu nome confirmado como candidato à reeleição, compondo a chapa com o vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL). A coligação tem o apoio do União Brasil e dos Progressistas. O prefeito destacou os avanços realizados e a necessidade de continuar o projeto de evolução do município.

23/07
12:36

CANDIDATURA HISTÓRICA

Neste domingo, 21 de julho, o União Brasil realizou uma convenção em Rio Preto da Eva, reunindo 10 mil pessoas. A professora Socorro Nogueira foi oficializada candidata à prefeitura e João Queiroz a vice. É a primeira vez que uma mulher se candidata à prefeitura no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e mensagens de figuras nacionais.

23/07
12:33

CIDADE CRESCE

Um novo estudo eleitoral divulgado pelo Instituto Pontual Pesquisas nesta segunda-feira (22) revela o crescimento nas intenções de voto do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) na corrida para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Segundo a pesquisa realizada entre 14 e 18 de julho de 2024, Roberto Cidade, posicionado em terceiro, subiu de 9,0% para 12,8% em comparação com o levantamento anterior de abril deste ano. David Almeida (Avante) lidera com 29,8%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 25,2%. Alberto Neto (PL) tem 8,5%, em quarto lugar.

Ver mais >>

Programas