AO VIVO
Legislativo - 06 de outubro de 2024
Foto: Divulgação

Derrame de santinhos é registrado em diversas ruas do bairro Coroado

A prática, considerada crime eleitoral, viola as regras da Justiça Eleitoral, que proíbem qualquer tipo de propaganda a partir das 22h do dia anterior à eleição. A situação comprometeu a limpeza da rua e gerou poluição visual e ambiental

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A manhã deste domingo (6) foi marcada por uma série de crimes eleitorais em diferentes pontos da capital amazonense. Em várias ruas, como a Marquesa dos Santos e a Sete Quedas, no Coroado, zona leste, o derrame de santinhos de políticos tomou conta das vias, desrespeitando as normas eleitorais.

Na rua Marquesa dos Santos, em frente à Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, santinhos de diversos candidatos foram jogados indiscriminadamente, sujando a via e causando transtornos para os moradores e eleitores que chegavam para votar. A prática, considerada crime eleitoral, viola as regras da Justiça Eleitoral, que proíbem qualquer tipo de propaganda a partir das 22h do dia anterior à eleição. A situação comprometeu a limpeza da rua e gerou poluição visual e ambiental.

Situação semelhante foi registrada na rua Sete Quedas, no bairro Coroado. Nas proximidades da Escola Estadual Cacilda Braulio Pinto, as calçadas e ruas também foram tomadas por material de campanha de diversos candidatos a prefeito e vereador. O flagrante foi registrado por fiscais da Justiça Eleitoral, que destacaram a gravidade da infração. Segundo o provimento CRE-7, fiscais de propaganda e administradores de prédios devem relatar esses casos, capturando fotos e vídeos como provas, para que os responsáveis sejam punidos.

Consequências ambientais e eleitorais

Além do impacto visual, o derrame de santinhos tem causado prejuízos ao meio ambiente e aos moradores. O descarte inadequado desse material de campanha gera acúmulo de lixo nas vias públicas, especialmente próximo aos locais de votação, prejudicando o acesso de eleitores.

As equipes de fiscalização trabalham para identificar os responsáveis por essas práticas ilícitas, e os candidatos cujas campanhas forem associadas ao derrame de santinhos podem ser processados e penalizados. A Justiça Eleitoral reforça que a prática não apenas fere as normas eleitorais, mas também é um desrespeito à cidade e aos cidadãos.

Responsabilização dos candidatos
As infrações estão sendo documentadas pelas equipes de fiscalização, e as provas serão enviadas ao cartório eleitoral. Candidatos podem ser responsabilizados criminalmente pelas ações de suas equipes de campanha. A Justiça Eleitoral solicita que a população colabore, denunciando casos de crimes eleitorais.

santinhos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas