Manaus-AM- Na manhã da sexta-feira (7), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou uma visita técnica, na obra de construção do Porto de Itaubal, região do Rio Arari, município de Itacoatiara, no interno do Amazonas. “Serão 28 comunidades beneficiadas com o porto, mais de 10 mil pessoas e, claro, a obra vai atender também a […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- Na manhã da sexta-feira (7), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou uma visita técnica, na obra de construção do Porto de Itaubal, região do Rio Arari, município de Itacoatiara, no interno do Amazonas.
“Serão 28 comunidades beneficiadas com o porto, mais de 10 mil pessoas e, claro, a obra vai atender também a demanda de outros municípios como Boa Vista do Ramos e Maués. Dessa forma vamos trazer dignidade a esses trabalhadores que vivem da terra e que, até então, têm seus produtos expostos ao sol e à chuva, pela falta de um porto digno”, enfatizou Sinésio.
A construção do porto de Itaubal foi iniciada através da demanda apresentada pela vereadora do município Cheila Moreira (PT) e comunitários. Ao receber a demanda o deputado Sinésio Campos destinou emenda parlamentar junto ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em 2020, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), verba que somada ao valor total dos recursos deu base ao planejamento de execução da construção do porto.
De acordo com informações da assessoria do parlamentar, o projeto segue critérios de engenharia portuária para evitar problemas como, por exemplo, a vazante e a cheia do rio. Após a sua conclusão, o porto irá proporcionar, principalmente, um melhor escoamento dos produtos agrícolas, impactando diretamente na economia do município, além de dar mais conforto ao deslocamento da população.
As obras iniciaram em junho de 2020 e a sua finalização está prevista para o fim do mês de junho, deste ano.
Entrega de Poço Artesiano
Além da visita técnica às obras do porto de Itaubal, em Itacoatiara, o deputado Sinésio Campos também conferiu o funcionamento de um poço artesiano, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré da estrada de Itaubal, também fruto de emenda parlamentar do deputado Sinésio Campos. O poço tem 98 metros de profundidade e, atualmente, atende 200 famílias. A ideia é dar suporte aos moradores, no período da seca.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário