Manaus-AM- O deputado estadual Sinésio Campos (PT) recebeu o título de cidadão honorário de São Gabriel da Cachoeira, município distante 852 km de Manaus, capital do Amazonas. O título foi entregue durante sessão solene, na noite de quinta-feira (13), na Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, em razão das ações desenvolvidas em benefício do […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O deputado estadual Sinésio Campos (PT) recebeu o título de cidadão honorário de São Gabriel da Cachoeira, município distante 852 km de Manaus, capital do Amazonas. O título foi entregue durante sessão solene, na noite de quinta-feira (13), na Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, em razão das ações desenvolvidas em benefício do município.
A entrega do título foi uma homenagem proposta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de São Gabriel, Eder Lopes (PT) e aprovado por unanimidade pela Câmara. Na ocasião, o vereador destacou que o título é uma forma de prestar reconhecimento às ações desenvolvidas por Sinésio, em prol da cidade.
“Essa honraria foi aprovada com unanimidade pelos vereadores da casa e isso mostra o quanto o deputado é importante para nós. Ele é a nossa voz na Assembleia Legislativa e sempre está disposto a ouvir o anseio do nosso povo.”, argumentou Eder.
Entre as ações de Sinésio Campos no município destacam-se fiscalizações de demandas solicitadas à Secretaria de Infraestrutura como, por exemplo, a reforma do Alojamento de Trânsito Indígena, construção da Casa de Apoio e reforma do ginásio poliesportivo do município, a destinação de 1 milhão e 400 mil reais, por meio de emenda parlamentar, para aquisição de kits de energia fotovoltaica, beneficiando cerca de 140 comunidades indígenas, 100 mil reais em cestas básicas para famílias vulneráveis afetadas por conta da pandemia e a destinação de uma ambulância e uma van através de emenda parlamentar.
Como presidente da comissão de saneamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Sinésio participou da assinatura do termo de cooperação técnica, que formaliza parceria entre a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e o governo do Estado, para análise do sistema de abastecimento de água do município, que deverá beneficiar nove mil unidades consumidoras, no perímetro urbano de São Gabriel da cachoeira.
Para o deputado, receber o título de cidadão honorário significa ter mais responsabilidade e compromisso, diante dos cidadãos gabrielenses. “Meus sinceros agradecimentos ao prefeito Clóvis Saldanha (Curubão), o único prefeito reeleito do município em mais de 300 anos, a vice-prefeita Eliane Farias Falcão, presidente da câmara e autor da propositura, vereador Eder Lopes, aos demais vereadores, secretários e, especialmente, a toda população do município.”
“Hoje, sinto orgulho de ser um cidadão gabrielense, no propósito de lutar pelo engrandecimento e fortalecimento do município, buscando sempre políticas e pautas que visam melhorar a vida dessa querida população indígena com mais de 23 etnias. Obrigado a todos meus conterrâneos. Continuamos unidos por um só objetivo.”, agradeceu Campos.
Participaram da sessão solene o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Saldanha (PT), a vice-prefeita, Eliane Falcão (PT), os vereadores do município, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, o defensor público-geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva, o subdefensor público geral, Thiago Nobre Rosas e a da população do município.
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário