Manaus-AM| Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) duas indicações do deputado estadual João Luiz (Republicanos) que propõem ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), a recriação das secretarias Municipal e Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e (Sejel), respectivamente. As duas pastas foram extintas em […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM|
Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) duas indicações do deputado estadual João Luiz (Republicanos) que propõem ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), a recriação das secretarias Municipal e Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e (Sejel), respectivamente. As duas pastas foram extintas em 2020 e, desde então, segundo o parlamentar, todos os projetos, programas e eventos de esporte foram paralisados na capital e no interior do Estado.
A Semjel foi incorporada, como subpasta, à estrutura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), enquanto a Sejel fundiu com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), adotando a nomenclatura Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAR).
“Ocorre que duas das principais secretarias, tanto no município quanto no Estado, tornaram-se pastas secundárias, perdendo completamente suas funções reais, que é promover e levar atividades físicas para a sociedade como um todo por meio de programas, projetos e ações. E, em meio à pandemia, a população precisa realizar atividades para manter a saúde física e preservar a saúde mental. Mas o que vemos são órgãos com orçamento estagnado, enquanto a população clama por ajuda”, justificou João Luiz.
Na avaliação do Republicano, a recriação das secretarias irá mudar os cenários das quadras poliesportivas, das mini vilas olímpicas e tantos outros espaços públicos destinados à prática de esporte na capital e também no interior do Estado.
“Hoje, os espaços públicos voltados para atividades físicas estão abandonados. Sem cronograma, programação e projetos específicos, esses locais estão sem utilidade e tornaram-se alvos de vandalismo. Enquanto o povo precisa desse apoio para enfrentar a pandemia, os locais construídos para esse fim e os profissionais de educação física padecem. Infelizmente, nosso esporte se resume a esse triste cenário”, lamentou o parlamentar.
Ao defender a recriação da Sejel e da Semjel, João Luiz relembrou o período em que foi secretário Municipal de Esportes, com a implementação de um calendário anual de atividades em todas as áreas desportivas.
“Ninguém faz nada sozinho e durante as visitas a bairros, comunidades e escolas, ouvimos as sugestões da população, criamos um amplo calendário de atividades, beneficiando a todos e, o melhor, com o apoio integral dos comunitários. Desta forma, em parceria com os próprios moradores e gestores de escolas, realizamos um trabalho que beneficiou pessoas de todas as idades, de crianças a idosos”, comentou João Luiz.
Nos documentos enviados à prefeitura e ao governo, o parlamentar ressaltou, ainda, que apesar dos processos de fusão terem tido a intenção de otimizar os serviços e rotinas administrativas, é visível que, enquanto independentes, tanto a Semjel e Sejel atuavam de forma mais eficiente.
“Tanto a extinta Sejel quanto a Semjel, por meio de programas, conseguiam alcançar um número muito grande de pessoas e, por isso, realizavam um trabalho mais eficiente antes de serem fundidas à Seduc e à Semasc, respectivamente. Por tudo que foi exposto nos dois documentos, espero contar com a sensibilidade do prefeito David Almeida e do governador Wilson Lima para que sejam recriadas as duas pastas”, concluiu o Republicano.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário