O deputado estadual Dermilson Chagas tentou censurar o site O PODER de usar sua foto em matéria que trata de gastos da ALEAM com aluguel de aeronaves, em 2020, ano de início da pandemia do novo coronavírus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) bem que tentou, mas a Justiça Estadual julgou improcedente o pedido do parlamentar de retirar sua imagem da matéria ‘Deputados da ALEAM gastam mais de R$ 11 milhões com aluguel de aeronaves em 2020, ano de início da pandemia do novo coronavírus’, publicada em 25 de fevereiro deste ano, pelo site O PODER.
Em sua decisão, o juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira, da 8ª Vara do Juizado Especial Cível, garantiu o direto de imprensa ao “julgar improcedente o pedido formulado por Dermilson Carvalho das Chagas (…) em todos os seus termos”. Além do site O PODER, o parlamentar também processou a rede social Facebook. Vale ressaltar que o deputado ainda pode recorrer da decisão.
Em março deste ano, ao processar o site O PODER, Dermilson, de forma leviana, alegou junto a Justiça Estadual que a esta página de notícias teria o objetivo de atacá-lo e também de promover fake news. Porém, em momento algum o site de notícias criou factóides em torno do parlamentar e muito menos inventou notícias a seu respeito.
Todas as informações contidas na matéria acima constam no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), sem qualquer objetivo de atacar, mas sim mostrar para a sociedade como é tratado o dinheiro oriundo do pagamento de seus impostos.
Apesar do deputado dizer no processo que não busca censurar a imprensa, ao pedir a retirada de sua foto do ar, tentou cercear o direito de que jornalistas formados e sérios cumpram com o direito de fiscalizar agentes públicos que, de acordo com a Lei n. 8.429/1992 é “todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”.
Cabe aqui um esclarecimento sobre esta questão: o site O PODER é feito por jornalistas experientes, formados, pós-graduados e que condenam quaisquer jornalista, veículo ou pessoa que use do trabalho sério do jornalismo para divulgar fake news. Salientamos que nunca fomos condenados ou respondemos a qualquer ação judicial com este teor. As poucas que existem em tramitação, são fruto da insatisfação de poucos a terem seus ilícitos expostos pela nossa investigação séria.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário