Manaus-AM- O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) denunciou, na manhã dessa quarta-feira (19), perseguição do atual prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus em linha reta), José Ribamar Fontes Beleza (PP), à presidente da Câmara local, a vereadora Márcia Goes. De acordo com Péricles, após ter interesses contrariados pela parlamentar, […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) denunciou, na manhã dessa quarta-feira (19), perseguição do atual prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus em linha reta), José Ribamar Fontes Beleza (PP), à presidente da Câmara local, a vereadora Márcia Goes.
De acordo com Péricles, após ter interesses contrariados pela parlamentar, a intenção do atual gestor é destituir a parlamentar do cargo, que tem julgamento agendado para hoje. Para evitar tal perseguição, o deputado afirmou que encaminhará expediente à Procuradoria Geral de Justiça e ao promotor da Comarca daquele município para que medidas sejam tomadas.
“O prefeito de Santa Isabel, que sequer devia ocupar o cargo que tem hoje – estava inelegível durante as eleições e até hoje está lá -, agora se uniu a vereadores para destituir a presidente da Câmara. Sim, ele quer tirar a parlamentar do cargo com a absurda justificativa de que ela fechou contrato sem anuência da Mesa Diretora. Se tomar essa decisão vale uma destituição, quanto valeria contratar serviços da própria esposa como ele fez? Prisão perpétua?”, denunciou o parlamentar.
De acordo com o deputado estadual, que recebeu o apoio de outros parlamentares durante discurso, a vereadora tem julgamento agendado para essa quarta-feira e algo precisa ser urgentemente feito pela Casa Legislativa para barrar esse tipo de perseguição política.
“Não podemos permitir que isso aconteça. Precisamos unir forças e precisamos repelir esse tipo de ação. Lembrando que a Casa está lá para fiscalizar o Executivo Municipal. Está havendo distorção da função de poderes. Ele sim não poderia sequer estar no cargo que ocupa hoje”, concluiu.
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário