Manaus | AM Esta semana, mais de 2 mil animais comunitários foram beneficiados com a doação de quase 4 toneladas de ração adquirida com recursos destinados pela deputada e protetora dos animais, Joana Darc (PL). A ação faz parte do programa estadual de bem-estar animal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em parceria […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Esta semana, mais de 2 mil animais comunitários foram beneficiados com a doação de quase 4 toneladas de ração adquirida com recursos destinados pela deputada e protetora dos animais, Joana Darc (PL). A ação faz parte do programa estadual de bem-estar animal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
A parlamentar ressaltou a importância desse investimento inédito no Amazonas e que está alcançando mais de 60 protetores do Estado. “O edital de ração permite que a gente possa ajudar os protetores de animais nesse momento de pandemia, para que os animais não passem fome, já que existem protetores que abrigam os animais que vieram das ruas, que são resgatados e precisam de ajuda também e é isso que a gente está fazendo enquanto poder público.”, disse.
A protetora Tania Mussa, que cuida de mais de 250 animais, ficou emocionada com a iniciativa e destacou que esta é uma conquista histórica para a causa animal.. “Antes de chegar aqui eu dizia pra mim mesma, vai ser bem-vindo tudo o que vier. E realmente, quando cheguei aqui, olha… até para meus cães idosos têm. É um marco histórico e eu fico até emocionada. Graças a deputada Joana Darc. Ela está fazendo um ótimo trabalho” relatou.
Novo Edital
Durante a entrega das sacas de ração, a deputada destacou que a nova edição do edital de ração já está aberta e quem ainda não foi contemplado terá uma nova oportunidade. ”Nós vamos ter o 2° edital de ração. Esse projeto é de uma emenda parlamentar minha, recursos que eu destinei pra gente fazer esse projeto. Os interessados precisam fazer uma inscrição e comprovar que cuida bem dos animais e quantos animais a pessoa tem, é um pouquinho burocrático mas é necessário.”, informou.
As inscrições para a segunda edição do processo seletivo para a doação de ração a protetores e cuidadores de cães e gatos já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, através do link: abre.ai/editalracao2. Os participantes que foram aprovados no primeiro processo seletivo estão automaticamente inscritos neste novo edital.
O edital integra as atividades de implementação do Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, que visa facilitar o atendimento e o acesso à serviços oferecidos pelo poder público. Os recursos para a execução da atividade são provenientes da Emenda Parlamentar Nº 041/2020, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL).
Conquistas na Causa Animal
Em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e com a Secretaria do Meio Ambiente, a deputada estadual também destinou recursos para a compra de três unidades móveis de castração. Os “castramóveis” irão realizar o procedimento de esterilização em animais de maneira gratuita e dessa forma colaborar com a diminuição da imensa quantidade de bichos que vivem pelas ruas expostos à violência e sujeitos à zoonoses.
A primeira Unidade já se encontra na sede da FAS e em breve estará atendendo as famílias de baixa renda que não possuem condições financeiras de custear uma castração.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário