A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu nesta sexta-feira (15), a Medalha Ruy Araújo a delegada da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu nesta sexta-feira (15), a Medalha Ruy Araújo a delegada da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), por meio da Resolução Legislativa nº 1.013/2023, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Poder Legislativo.
“A atuação da Dr. Joyce ultrapassa o território do Amazonas, onde é reconhecida a nível nacional, por outras entidades e instituições. Ela é uma mulher atuante, competente, que tem paixão pela proteção das crianças e adolescentes, e por isso, o nosso parlamento aprovou a concessão da Medalha Ruy Araújo, a maior honraria da Assembleia Legislativa”, disse o deputado João Luiz.
A delegada Joyce Coelho agradeceu ao deputado João Luiz e aos outros parlamentares pela honraria concedida na Casa Legislativa. “Esse reconhecimento em especial é estendido a todos integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para que a gente torne mais visível essa bandeira e também que faça a sociedade enxergar parceiros na proteção de crianças e adolescentes”, afirmou a homenageada.
O delegado adjunto da PCAM, Guilherme Torres, que representou o governador Wilson Lima, enfatizou que o deputado João Luiz tem sido um parceiro da polícia no estado do Amazonas, principalmente, por valorizar a classe policial.
“É uma honra estar aqui e participar desse momento da homenagem da Dra. Joyce, pelo trabalho desenvolvido na nossa instituição da Polícia Civil do Amazonas. É muito bom receber este tipo de homenagem pelo nosso trabalho, mas a honra maior está sendo vista pelo Pai”, frisou o delegado Guilherme Torres.
A juíza Dinah Câmara Fernandes, titular da 1ª Vara Especializada em crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, destacou que essa é a maior comenda que a Assembleia Legislativa concede para uma autoridade, que presta relevantes serviços para a sociedade amazonense.
“A Dra. Joyce faz a diferença. É uma delegada de carreira, que tem se dedicado há bastante tempo à causa da infância e juventude, especificamente, na Depca. A Polícia Civil está de parabéns por ter uma delegada atuante e o deputado está de super parabéns por reconhecer um trabalho desse e essa homenagem traz um vigor”, explicou a magistrada.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol/AM), delegado Jeff David Mac Donald, destacou que essas homenagens valorizam os policiais que se destacam muito fora da curva.
“Não é a primeira vez que eu venho em uma homenagem onde o senhor é propositor homenageando um delegado de polícia. O seu olhar para nossa carreira é um olhar diferenciado. Essa homenagem à Dra. Joyce é fruto do trabalho dela e de toda a equipe”, concluiu Jeff Mac Donald.
Durante o evento, a tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Otacicleide Oliveira, comandante de Policiamento Metropolitana (CPM) foi agraciada com uma placa pelo trabalho realizado no Estado e pelo Mês das Mulheres.
A solenidade também contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campelo, delegadas da PCAM Juliana Tuma, Déborah Barreiros, Joyce Pacheco, delegado Paulo Benelli, subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Graça Prola, representando a Prefeitura de Manaus, diretor Brigido Neto, do Colégio Brigido Nogueira e estudantes da unidade de ensino.
História
Joyce Coelho é Delegada de Polícia Civil, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. Foi analista no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) onde atuava na promotoria de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Também atua como participante da Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes. É integrada às ações do movimento social no estado e no fluxo de atenção às vítimas de exploração sexual. Tem um trabalho voltado para o combate à exploração sexual, tráfico de crianças e adolescentes, especialmente no combate a casas noturnas, onde adolescentes são exploradas sexualmente. Hoje é uma das principais delegadas que atuam no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas do trabalho infantil.
Devido seus anos de trabalho na Polícia Civil, Coelho foi reconhecida e premiada no ano de 2020 pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e ao Adolescente. A nível regional, em 2022, Joyce recebeu o prêmio de Mulher Cidadã na Câmara Municipal de Manaus. Na PC-AM teve passagens na 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, 9º e 11º Distritos Integrado de Polícia (DIP) e DEPCA.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário