AO VIVO
Legislativo - 04 de julho de 2025
Foto: Reprodução/Internet

CPI dos Buracos já tem 10 assinaturas na CMM e pressiona gestão sobre obras em Manaus

Proposta de Rodrigo Guedes precisa de 14 apoios; na Aleam, deputados também articulam investigação sobre o programa Asfalta Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a aplicação de recursos públicos em obras de infraestrutura da Prefeitura de Manaus já recebeu o apoio de dez vereadores na Câmara Municipal (CMM). A chamada “CPI dos Buracos” foi apresentada pelo vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) e tem como foco principal a atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Para ser oficialmente protocolada, a CPI precisa reunir 14 assinaturas. Até o momento, confirmaram apoio os parlamentares Rodrigo Guedes, Rodrigo Sá (Progressistas), Sargento Salazar, Capitão Carpê, Coronel Rosses e Raiff Matos (todos do PL), Thaysa Lippy (PRD), Ivo Neto (PMB), Diego Afonso (União Brasil) e Zé Ricardo (PT).

Líder do União Brasil na Câmara, Diego Afonso é, até agora, o único integrante do partido do governador Wilson Lima a endossar a proposta. Em vídeo publicado nas redes sociais, Guedes afirmou que essa é a segunda tentativa de instaurar a CPI — a primeira foi em 2023, mas não obteve o número mínimo de assinaturas.

Na esfera estadual, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também discute uma CPI com objetivo semelhante. O deputado Delegado Péricles (PL) articula apoio para investigar o uso dos R$ 181 milhões repassados pelo governo estadual ao programa Asfalta Manaus, executado pela prefeitura.

Segundo a assessoria de Péricles, sete deputados já aderiram à proposta: além dele próprio, apoiam Adjuto Afonso (União Brasil), Wilker Barreto (Mobiliza), Cristiano D’Ângelo (MDB), Ednailson Rozenha (PMB), Sinésio Campos (PT) e Wanderley Monteiro (Avante).

#CMM CPI dos Buracos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas