AO VIVO

CPI das ONGs terá depoimentos de indígenas e agricultores da região norte

Semana passada o indígena Valdeci Baniwa, denunciou suposto descaso das ONGs com tribos que dizem representar

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Nesta terça-feira (4), às 11 horas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs terá depoimentos de indígenas e agricultores da região Norte do país. Serão ouvidos hoje Marcelo Pereira, conselheiro da área de prestação ambiental triunfo do Xingu, no Pará, e Manoel Correa, cacique da aldeia Bragança, Manoel dos Santos Correa. A comunidade fica em Santarém (PA).

O convidado é uma das lideranças que lutou pela demarcação da terra e pelos interesses da comunidade. Luciene Kayabi, liderança do movimento Agroindígena, compõe a lista de convidados. A mulher acusa ONGs de impedir o progresso de tribos.

“Vamos ouvir mais um segmento invisível atingido pela atuação dessas ONGs para, mais uma vez, colocar ao país essa realidade”, disse o senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da CPI.

A CPI vai votar também requerimentos para convocar técnicos do Tribunal de Contas da União e na próxima semana, espera-se a presença de Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa.

Líder indígena denuncia suposto descaso

Na semana passada, durante depoimento à CPI das ONGs, o indígena Valdeci Baniwa, líder da comunidade que leva seu sobrenome, denunciou suposto descaso das ONGs com tribos que dizem representar.

“As ONGs dizem falar em nome de 23 indígenas, mas, em nenhum momento, vimos melhorias nas condições de vida dessa gente”, disse, nesta terça-feira, 27. “Não sabemos onde os recursos estão sendo aplicados ou quem é beneficiado. Nossas condições de vida são precárias. A maioria das pessoas vive do Bolsa Família.”

Segundo Baniwa, os indígenas desconhecem até mesmo os diretores das ONGs. “Não estamos recebendo nada”, informou, na CPI das ONGs. “Até mesmo nas assembleias, quando acabam, os projetos que sugerimos são engavetadas e não chegam ao conhecimento do governo. Por falta de ajuda, as comunidades estão arrumando outro caminho.”

Foto Divulgação

Com informações Revista Oeste

POVOS ORIGINARIOS #plínio Valério cpi das ongs

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas