AO VIVO
Legislativo - 19 de junho de 2023
Foto:

CPI das ONGs tem 37 requerimentos para votação nesta terça-feira

CPI deve escutar líderes indígenas, os responsáveis por órgãos federais, e os de fiscalização e controle

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Até a última sexta-feira (16), 37 requerimentos foram protocolados para votação no Senado Federal, pelo presidente d CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs, Plínio Valério (PSDB-AM) e pelo relator Marcio Bittar (União Brasil-AC).

O objetivo da CPI, instalada na quarta-feira (14), é investigar o financiamento das ONGs, incluindo recursos públicos, como do Fundo Amazônia, e verbas recebidas do exterior. As datas de oitivas apenas serão marcadas se os pedidos forem aprovados pela comissão, composta por 11 titulares e 7 suplentes.

Os parlamentares da comissão pediram, nos documentos, informações de órgãos do governo federal e também de fiscalização e controle, como o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e o TCU (Tribunal de Contas da União). Foram feitos também convites a líderes indígenas para que prestem informações a respeito da atuação das ONGs na Amazônia.
Caso as solicitações sejam aprovadas pelo colegiado, os convidados não são obrigados a comparecerem à reunião, ao contrário das convocações.

O presidente da comissão, senador Plínio Valério é autor de 8 requerimentos de convite, como o da deputada Sílvia Waiãpi (PL-AP).

“Sabe-se que a deputada, que é indígena, conhece profundamente a população indígena do Amapá”, justificou o congressista no documento.

O senador Marcio Bittar, relator da Comissão, é autor de 29 requerimentos. O congressista convidou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para dar informações a respeito das atividades das ONGs na região amazônica.

Outro pedido de oitiva pelo relator foi para Ricardo Salles (PL-SP), que também foi ministro do Meio Ambiente, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de 2019 até se demitir em 23 de junho de 2021.

A gestão do agora deputado federal foi marcada por polêmicas, atritos com ONGS, relações com o agronegócio e madereiros e críticas de ativistas ambientais e grupos indígenas, inclusive com operação de busca e apreensão contra Salles e a sede do Ministério do Meio Ambiente.

Bittar também fez pedidos de informação a órgãos públicos, como Ministério das Relações Exteriores, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e CGU (Controladoria Geral da União).

O senador Plínio Valério disse, em entrevista, que o colegiado não busca “demonizar” as organizações. “A gente quer ir atrás das [organizações] investigadas”, declarou.

A comissão terá duração de 130 dias. Os 11 senadores titulares são:

  1. Confúcio Moura (MDB-RO);
  2. Marcio Bittar (União Brasil-AC);
  3. Styvenson Valentim (Podemos-RN);
  4. Plínio Valério (PSDB-AM);
  5. Zenaide Maia (PSD-RN);
  6. Lucas Barreto (PSD-AP);
  7. Beto Faro (PT-PA);
  8. Chico Rodrigues (PSB-RR);
  9. Jaime Bagattoli (PL-RO);
  10. Zequinha Marinho (Podemos-PA); e
  11. Dr. Hiran (PP-RR).

Foto Divulgação

Com informações Poder 360

líderes indígenas orgão federais #plínio Valério cpi das ongs meio ambiente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas