AO VIVO

CPI das ONGs começa a investigar a atuação das organizações na Amazônia

Diversas etnias deverão participar em plenário, para reclamar da falta de recursos do Fundo da Amazônia em suas tribos

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Inicia na próxima quarta-feira (14), em Brasília, a primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não Governamentais (ONGs) apontadas pelos povos originários do Brasil, por não repassarem os recursos de doações advindas do exterior, pelo Fundo da Amazônia.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), deverá ser o presidente da Comissão e Márcio Bittar (União Brasil-AC) o relator.

De acordo com o senador do Amazonas e autor do requerimento da CPI das ONGs, a ideia é levar várias etnias, como caciques das tribos ianomâmis, saterê e influenciadores indígenas que devem relatar as dificuldades que enfrentam na atuação das ONGs na região.

A primeira ideia é começar com os caciques reclamando que as ONGs não fazem nada ou o mal que causam. Este será o primeiro passo”, pontuou.

O parlamentar também informou que as investigações seguirão com as ONGs que receberam dinheiro do Fundo da Amazônia, e não prestaram conta. Elas deverão explicar os valores recebidos e quais os destinos deram ns doações das verbas.

Resumindo o que a gente vai querer chamar as ONGs: quanto dinheiro recebeu até hoje? Para quê? Por quê? E o que fizeram? E a gente ir atrás do que fizeram”, explicou Plínio.

A CPI das ONGs, de acordo com seu autor, não terá indícios de ameaças ou prisões e “não foram divulgadas as etnias e nem as organizações para não ter pressão”.

Como o mais provável presidente da comissão, Plínio disse que a serão 130 dias para as investigações e que no final a intenção é apresentar sugestões de Projetos de Leis que devem visar a transparência do Fundo da Amazônia, e melhorar o que vem sendo feito atualmente.

O Fundo da Amazônia, do jeito que está não é bom para o ser humano, para o homem da floresta. Se tem dinheiro pode ser, desde que seja transparente e justo”, afirmou.

 

Foto: Agência Senado

povos indígenas #plínio Valério cpi das ongs Caciques etnias fundo da amazonia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas