Embora tenha mantido o certame, o TCE-AM suspendeu qualquer homologação ou atos subsequentes até que as questões quanto a supostas irregularidades sejam esclarecidas. Essa medida visa evitar danos irreversíveis, conforme previsto no Código de Processo Civil e na Lei Orgânica do TCE/AM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu manter o concurso público da Prefeitura de Autazes, no interior do Amazonas. A decisão foi tomada pelo relator conselheiro Júlio Assis Corrêa Pinheiro e publicada no Diário Eletrônico da Corte de Contas na última sexta-feira, 1º de novembro.
Embora tenha mantido o certame, o TCE-AM suspendeu qualquer homologação ou atos subsequentes até que as questões quanto a supostas irregularidades sejam esclarecidas. Essa medida visa evitar danos irreversíveis, conforme previsto no Código de Processo Civil e na Lei Orgânica do TCE/AM.
Segundo o conselheiro, a concessão da medida cautelar poderia resultar em sérios prejuízos aos candidatos e à Administração Pública, impedindo a nomeação de candidatos para funções essenciais à coletividade.
Além disso, ele destacou que há incompatibilidade entre a urgência de uma medida cautelar e o objetivo da própria medida, que não pode ser providenciado com urgência. Portanto, o concurso público será realizado, mas a homologação e demais atos correlatos ficarão suspensos até que as irregularidades sejam esclarecidas.
As denúncias foram apresentadas por Alberto Genesis de Auzier Ferreira e pelo Ministério Público de Contas (MPC) contra o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, por supostas irregularidades no Edital e falta de requisitos para os cargos.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário