AO VIVO
Legislativo - 22 de agosto de 2024
Foto: Divulgação

Comitiva da Atricon inicia avaliação de desempenho no TCE-AM

A visita, que segue até esta sexta-feira, é feita a cada dois anos pela Atricon e tem o objetivo de medir a qualidade e eficiência dos tribunais de contas em todo o país

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/8), a Subcomissão de Garantia da Qualidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que veio ao Amazonas para realizar a avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). A visita, que segue até esta sexta-feira, é feita a cada dois anos pela Atricon e tem o objetivo de medir a qualidade e eficiência dos tribunais de contas em todo o país.

Coordenada pelo conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, do Tribunal de Contas de Tocantins, a comitiva conta com a participação do conselheiro-substituto Alberto Pires Alves de Abreu (TCE-AL), da auditora Andrea Beconha (TCE-ES), do auditor Osmar Ferreres (TCE-SP) e do assessor Marcelo Tavares (TCE-TO) como observador.

Ao dar as boas vindas aos membros da comitiva, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a importância da avaliação para o aprimoramento das práticas de controle externo do Tribunal.

“É com grande satisfação que recebemos a Comissão da Garantia da Qualidade da Atricon. Esta visita é fundamental para reforçarmos nosso compromisso sobre a responsabilidade com a gestão pública e o papel do Tribunal na promoção da transparência em nossa sociedade”, afirmou.

Antônio Rosa Júnior, secretário-geral do TCE-AM e coordenador do MMD-TC na Corte de Contas amazonense, enfatizou que a auditoria é uma oportunidade para identificar áreas de melhoria.

“O Tribunal sempre está na posição de fiscalizador. E hoje o Tribunal se encontra na posição de fiscalizado, o que é bom, o que nos faz melhorar. Estamos sendo avaliados em 14 critérios e, com certeza, esperamos avançar ainda mais em relação à última auditoria de 2022”, disse.

O conselheiro Severiano Aguiar reforçou que o objetivo é contribuir para o fortalecimento do sistema de controle externo no Brasil. “Temos um compromisso com a nossa sociedade, e através de um trabalho transparente e organizado, conseguiremos efetivamente fazer com que os recursos públicos sejam avaliados, fiscalizados e controlados com muita eficiência, efetividade e eficácia. Estamos aqui para verificar in loco como o Tribunal está aplicando os critérios e garantir que as boas práticas sejam compartilhadas e adotadas por todos”, concluiu.

No TCE-AM, a avaliação do MMD-TC levará em conta 14 critérios, entre eles composição, organização e funcionamento; estratégias; accountability; gestão de pessoas; desenvolvimento profissional; acompanhamento das decisões; informações estratégicas para o controle externo, além de fiscalização e auditoria de sustentabilidade e cidade, da gestão da educação, saúde da gestão fiscal e da renúncia de receita.

Marco de Medição

O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também dará visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

A ação conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

comitiva #TCE-AM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

05/09
10:27

CONTAS REPROVADAS

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.

03/09
23:01

ATO CANCELADO

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.

02/09
14:39

MORRE PROCURADOR

O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.

02/09
14:34

ALERTA

O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

Ver mais >>

Programas