Sessões foram tomadas por debates sobre a BR-319 e visita técnica da Amazonas Energia, deixando de lado a pauta orçamentária
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 foi adiada por dois dias consecutivos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Nesta segunda (26) e terça-feira (27), os vereadores optaram por tratar de outros temas, postergando a votação da peça orçamentária que norteia os gastos públicos do próximo ano.
Na segunda-feira, a presença de representantes da Amazonas Energia tomou mais de duas horas da 40ª Sessão Ordinária. O diretor de relações institucionais da concessionária, Radyr Gomes de Oliveira, e o gerente de operações, Raimundo Nascimento Junior, foram ao plenário prestar esclarecimentos sobre os constantes apagões na capital. Em decorrência disso, foram adiados 19 Projetos de Lei, 16 indicações e 6 moções registrados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Já nesta terça, o debate se concentrou na rodovia BR-319. Os vereadores utilizaram cerca de 25 minutos da sessão para criticar o governo federal e defender a pavimentação da estrada, com ataques direcionados à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A expectativa é que a LDO 2026 e os demais itens da pauta sejam analisados na sessão desta quarta-feira (28).
Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.
O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.
O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.
A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.
Deixe um comentário