Brasileiros podem concorrer e votar nas eleições portuguesas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O brasileiro Marcus Vinícius Teixeira dos Santos, 45 anos, foi eleito deputado em Portugal no domingo (10) pelo partido Chega!, de direita. Marcus concorreu pela região de Porto, onde é vice-presidente da CPD (Comissão Política Distrital) da cidade.
Nas redes sociais, Santos comemorou a vitória em tom crítico à esquerda. Marcus Santos afirma que , “a esquerda racista, fascista e a comunicação social mentirosa”, terão que lidar com a sua conquista pelo partido de direita.
A sigla Chega foi o 3º mais votado e o que mais cresceu nestas eleições. Liderado por André Ventura, o partido elegeu 1 deputado no ano em que foi criado, em 2019. Nas eleições de 2022, passou a ter 12 assentos na Assembleia da República. No pleito de domingo, elegeu 48 deputados.
Marcus Vinicius Santos é casado, campeão de artes marciais e se mudou para os Estados Unidos aos 18 anos. Nas redes sociais, se denomina cristão, heterossexual, conservador e armamentista. Sob o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, afirmou pretender “amar e lutar pelo país que o acolheu”.
Na publicação do anúncio de vitória, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) o parabenizou. “Está a fazer história. Agora é fazer um bom trabalho e levantar Portugal”, disse o parlamentar nos comentários.
Os brasileiros podem concorrer e votar nas eleições de Portugal desde o ano de 2000, quando seus direitos políticos no país foram assegurados pelo Tratado de Porto Seguro. Contudo, os que se candidatam devem viver no país há pelo menos 3 anos e aderirem ao estatuto de igualdade de direitos políticos. https://twitter.com/marcussantosbtt/status/1767146505712853194?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1767146505712853194%7Ctwgr%5E54ceb824462ae70577bc0cf1607674928087557f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fdiariodopoder.com.br%2F
*Com informações do Diário do Poder
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário