AO VIVO
Legislativo - 21 de setembro de 2021
Foto:

Base aliada do Governo do Amazonas continua sólida na ALEAM

Durante sessão desta terça-feira (21), os deputados da base aliada do Governo do Amazonas, na ALEAM, falaram sobre a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) envolvendo do governador Wilson Lima

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Os debates que ocorreram nesta terça-feira (21), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), demonstraram que a base aliada do Governo do Amazonas está sólida dentro da Casa Legislativa, e que a oposição ao governador Wilson Lima (PSC) continua enfraquecida com apenas parlamentares ligados a caciques da ‘velha política’.

Durante os trabalhos, os deputados Dr. Gomes (PSC), Tony Medeiros (PSD), João Luiz (Republicanos), Felipe Souza (Patriota), Carlinhos Bessa (PV), Adjuto Afonsto (PDT) e Saullo Vianna (PDT) foram unânimes ao afirmar o direito a ampla defesa dos réus envolvidos em ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Alguns dos parlamentares explicaram que o governo de Wilson Lima também está promovendo diversos trabalhos no interior e na capital amazonense. “É preciso esclarecer à população o que de fato está acontecendo. O que ocorreu ontem no STJ (Superior Tribunal de Justiça), foi o acolhimento da denúncia. O que quer dizer isso na prática? O governador do Estado e todas as outras 12 pessoas que foram indiciadas terão a oportunidade de se defender”, explicou o líder do governo na Casa, deputado Felipe Souza.

O parlamentar salientou, também, que o desejo da oposição “é causar instabilidade”. “Isso vai gerar instabilidade para o povo, ou seja, será gerado desemprego, insegurança na economia. Então, o governador do Estado terá toda a oportunidade de se defender nesse processo e não cabe a ALEAM fazer um julgamento sumário”, completou.

Legislativo x Judiciário

De acordo com  o deputado João Luiz, os parlamentares do Amazonas não foram eleitos para julgar o Executivo. Segundo ele, o papel do deputado no parlamento é legislar e causar benefícios para a sociedade.

“Nós não fomos eleitos para sermos juízes, pois para ser juiz, é preciso ir para faculdade de Direito e depois concorrer a concurso público. Fomos eleitos com o objetivo de legislar e também fazer com que a vida das pessoas venha a progredir”, frisou o republicano.

Em aparte, o deputado Tony Medeiros destacou que o julgamento do inquérito da Polícia Federal (PF) vai caber ao STJ. Conforme ele, a Corte dará o poder de ampla defesa e o veredicto final.

Governo

Saullo Vianna e Adjunto Afonso exaltaram os feitos do governo do Amazonas durante o grande expediente. “É inegável os avanços no interior do Estado. Essa Casa já fez CPI da Saúde, já propôs impeachment e a maioria dos deputados decidiu pelo não prosseguimento das denúncias. Porquê vamos fazer uma outra CPI? O governador agora vai ter oportunidade de se defender”, afirmou Adjuto Afonso ao repreender o deputado de oposição, Wilker Barreto.

Ampla defesa

Já os deputados Dr. Gomes e Carlinhos Bessa usaram o tempo no Poder Legislativo para explicar, ao deputado Wilker, que o governador e outros envolvidos no processo terão a oportunidade de se defender no STJ. “Deputado, nós não podemos atribuir a culpabilidade ou a inércia desta Casa no afastamento, até pelo fato que o afastamento de um governador cabe ao STJ como já existem decisões e súmulas vinculantes que norteiam o ordenamento jurídico do Brasil”, disse Bessa.

Oposição

Os deputados Wilker Barreto e Demilson Chagas, ambos sem partido, pediram que os outros parlamentares assinem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Asfixia, no entanto, por estarem isolados foram chamados atenção por outros deputados durante o grande e pequeno expediente.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas