AO VIVO
Legislativo - 04 de abril de 2022
Foto:

Após janela partidária, dez deputados estaduais permanecem em seus partidos e 13 assinam nova filiação

Até o momento, o único destino ‘desconhecido’ é o do deputado Álvaro Campelo, que é Progressistas, mas não informou se permaneceu ou trocou de sigla

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Encerrou na última sexta-feira (1º), a chamada janela partidária, que permitia que deputados estaduais e federais, além de senadores e governadores, mudassem de partido para concorrer ao pleito de 2022, sem perder o mandato. Diante disse, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) teve uma mudança significativa de seus parlamentares. Do total de 24, somente sete permaneceram em seu partido de origem e 13 mudaram de sigla.

Entre as mudanças está a do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, que deixou o Partido Verde (PV) e se filiou ao União Brasil (UB), em ato realizado na Casa Legislativa, ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Quem também se filiou ao mesmo partido foi Joana Darc, que saiu do Partido Liberal (PL). Acompanhando os passos de alguns de seus colegas de Parlamento, Saullo Vianna se desfilou do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi para o União Brasil.

Outros dois deputados da atual legislatura também seguiram para o União Brasil: Adjunto Afonso que sai do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Fausto Júnior que deixa o Movimento Democrático Brasil (MDB). Quem também dá ‘adeus’ ao MDB comandado pelo senador Eduardo Braga, é Alessandra Campêlo que passa a ser do Partido Social Cristão (PSC).

Já a deputada Therezinha Ruiz, até então fiel ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), comandado pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, foi para o PL, juntamente com o deputado Delegado Péricles que antes era do Partido Social Liberal (PSL), mas depois da fusão com o Democratas se tornou União Brasil. Outro nome que se filiou ao PL foi Tony Medeiros que saiu do Partido Social Democrático (PSD).

Filha do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, a deputada estadual Dra. Mayara sai do Progressistas (PP) e segue para o Republicanos (PR). Também no Republicanos está o deputado Dermilson Chagas, que após sair do Podemos, ainda não tinha sigla política definida.

O deputado Belarmino Lins, até então filiado ao PP, anunciou que abrirá mão da disputa para o próximo mandato para apoiar a candidatura de seu filho, George Lins, que está filiado ao União Brasil. Já o deputado Wilker Barreto, que também estava sem partido, se filiou ao Cidadania, mesmo partido de Amazonino Mendes.

Sem mudanças

Se por um lado, a janela partidária permitiu uma boa troca de siglas, por outro lado, alguns parlamentares se mantiveram ‘fiéis’ e permaneceram em seus partidos atuais. Dentre eles estão Cabo Maciel (PL), Abdala Fraxe (Podemos), Felipe Souza (Patriotas), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSC), João Luiz (Republicanos), Nejmi Aziz (PSD) e Carlinhos Bessa (PV).

Até o momento, o único destino desconhecido é o do deputado Álvaro Campelo, que é Progressistas, mas não informou se permaneceu ou trocou de sigla.

 

#Amazonas #aleam deputados estaduais União Brasil #Assembleia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

18/07
14:40

CUSTA PROCESSUAIS

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) fixou uma tese em um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) sobre o recolhimento de custas processuais para citação em processos judiciais. A tese estabelece que a falta de pagamento das custas necessárias à citação configura ausência de pressuposto para o desenvolvimento regular do processo, permitindo sua extinção caso não haja regularização dentro do prazo estabelecido, sem necessidade de prévia intimação pessoal do autor. A decisão visa uniformizar o entendimento e garantir a segurança jurídica no TJAM.

18/07
14:38

PROJETO DE DÉBORA

A deputada estadual Débora Menezes apresentou o Projeto de Lei 372/2024 para fixar o critério do sexo biológico em testes físicos ou práticos de concursos públicos no Amazonas, visando garantir o princípio da isonomia. Segundo a proposta, os candidatos competiriam apenas com pessoas do mesmo sexo biológico nessas etapas, mantendo a concorrência justa sem interferir nas provas teóricas. Débora argumenta que isso preservaria a integridade das competições e evitaria desigualdades decorrentes de diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.

18/07
14:37

“ESCOLA DA FLORESTA”

Nesta terça-feira, o governador Wilson Lima inaugurou a primeira Escola da Floresta do Brasil na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no interior do estado. A escola adota um conceito de sustentabilidade integral e um currículo inovador focado em educação ambiental. Lima enfatizou a importância de cuidar das comunidades locais para proteger a Amazônia, destacando a iniciativa como um modelo inspirador de desenvolvimento sustentável e educação integrada à conservação ambiental.

18/07
14:36

AUXÍLIO DO GOVERNO

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira, o valor de R$ 30 mil como auxílio para reposição de moradias de cada uma das 18 famílias afetadas por um incêndio de grandes proporções no município de Nhamundá, no interior do estado. O sinistro, ocorrido na madrugada de segunda-feira, atingiu 14 residências e deixou 69 pessoas desabrigadas. O auxílio será pago por meio do programa Amazonas Meu Lar.

17/07
13:33

FOMENTO

O governador Wilson Lima assinou um protocolo de intenções com o Banco da Amazônia para impulsionar o setor primário e o empreendedorismo no Amazonas, com investimentos previstos de R$ 1,4 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A iniciativa reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável do estado, focando no apoio à agricultura familiar e outros setores produtivos.

Ver mais >>

Programas