Após a confirmação da reeleição do prefeito David Almeida (Avante) para mais quatro anos de mandato, as articulações para a sucessão da presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) tiveram início.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Após a confirmação da reeleição do prefeito David Almeida (Avante) para mais quatro anos de mandato, as articulações para a sucessão da presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) tiveram início.
Nos bastidores, três nomes da base aliada do mandatário do município já surgem como favoritos: Ellan Alencar (DC), Eduardo Alfaia (Avante) e Eduardo Assis (Avante). No entanto, o grupo pró-David, em tese, não tem de início maioria absoluta na próxima legislatura.
Soma
Ao total, Avante, DC, MDB, PSD e Agir, que compuseram o arco de aliança de David, elegeram 18 vereadores.
Maioria
Já os eleitos que apoiaram fortemente outros candidatos neste pleito são 21 parlamentares.
Vitória
Ou seja, se esse grupo de fato se unir, pode, mais uma vez eleger um presidente à revelia da vontade do prefeito, como em 2022 quando Caio André obteve maioria dos votos e foi alçado ao cargo pelo grupo dos independentes.
Transição
Falando em prefeito, em entrevista a uma rádio local, David afirmou que fará uma transição de governo e que irá analisar o desempenho individual de cada secretário.
Mudanças
A fala, deu a entender que haverá mudanças no comando das pastas. O que é natural, sobretudo após o prefeito ter aumentado seu arco de aliança.
Infraestrutura
Uma das modificações aventadas é a nomeação do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) na Secrataria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que foi comandada pelo agora vice-prefeito eleito, Renato Jr.
Estratégia
Esse movimento seria uma estratégia para manter Pauderney Avelino como deputado federal. Isso porque ele é o primeiro suplente do União Brasil e o detentor do cargo, Fausto Jr, já decidiu deixar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) voltar à Brasília.
Dança das cadeiras
Segundo fontes da SEM MIMIMI, não é só Fausto Jr que está de saída. O governador Wilson Lima (União Brasil) também planeja uma reestruturação do seu secretariado.
Decisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ocorrida em 12 de abril de 2023, que reconduziu Roberto Cidade (União Brasil) à presidência da Casa para o biênio 2025-2026.
Publicado
A decisão, publicada nessa segunda-feira (28), foi proferida pelo ministro Cristiano Zanin, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Partido Novo, que questiona a constitucionalidade da Emenda Constitucional n.º 133/2023, promulgada pela Aleam.
*Coluna SEM MIMIMI – Blog do Botelho
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário