AO VIVO
Legislativo - 26 de junho de 2025
Foto: Reprodução/Internet

ALE-RR aprova em 1º turno PEC que flexibiliza repasses a municípios de Roraima

Proposta permite transferências mesmo com pendências de gestões anteriores e reforça emendas parlamentares

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 02/2025, que altera e acrescenta dispositivos constitucionais, relativos às emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária anual (LOA). A matéria recebeu 15 votos favoráveis.

Em resumo, a nova redação objetiva aprimorar possíveis omissões na Lei, quanto ao uso das emendas parlamentares e o sistema de transferências voluntárias de recursos entre o estado e os municípios, especialmente aqueles com até 50 mil habitantes. O deputado Jorge Everton (União) é o autor da matéria, que foi assinada por diversos parlamentares.

Na justificativa, Everton afirma que o texto “corrige grave omissão contida na redação original, que era omissa quanto à possibilidade de serem destinadas emendas parlamentares ao fortalecimento da atuação legislativa dos entes municipais”.

Entre as alterações, estão a garantia de aplicação em programas locais. Com isso, as emendas devem ser direcionadas a programas que estejam no âmbito das competências do Poder Executivo ou Legislativo do município beneficiado.

PEC também altera regras para transferências voluntárias 

Assim como a exclusão da base de cálculo para limites fiscais, em que as transferências de recursos não serão incluídas no cálculo do limite de despesas. Por fim, altera as regras para transferências voluntárias.

Neste caso, a transferência de recursos será formalizada no momento da assinatura do convênio, e não apenas na liberação financeira. Municípios pequenos terão maior flexibilidade, sem exigências de adimplência em cadastros fiscais ou prestação de contas de gestões anteriores.

O parlamentar, autor da PEC, destacou que a medida também fortalece os entes municipais e promove maior eficiência no uso de recursos públicos, evitando penalizações injustas para novos gestores.

“Não são raros os casos em que prefeitos recém-investidos são impedidos de receber recursos estaduais em razão de desmandos praticados por ex-prefeitos, o que, a toda certeza, além de ser medida injusta, impõe irreparável prejuízo aos munícipes, que são privados de relevantes investimentos e políticas públicas”, cita no documento.

A PEC ainda será submetida a um segundo turno de votação antes de ser promulgada. Caso aprovada, as mudanças entrarão em vigor imediatamente, permitindo a adequação das emendas à Lei Orçamentária Anual de 2025.

1º turno PEC municípios de Roraima

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas