Ato ocorreu, nesta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em protesto a concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Agraciados com diplomas de honra ao mérito e com medalhas do Mérito Legislativo outorgados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) estiveram, nesta quinta-feira (22), na Casa para devolver as honrarias. O ato foi uma forma de protestar contra os deputados que aprovaram, nesta semana, a concessão de Título de Cidadão do Amazonas ao presidente da República, Jair Bolsonaro.
Estiveram no local Gleice Antônia de Oliveira, Lusarina Valera da Silva, Neila Gomes do Santos, Francimar Santos Júnior, Menabarreto França, Ian Evanovick e Antônia Barroso.
Nota de Repúdio
Nesta quinta-feira (22), várias entidades assinaram uma carta de repúdio contra a concessão do título ao presidente Bolsonaro. Segundo o padre Paulo Tadeu Barausse, coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), a atitude dos parlamentares é lamentável para a sociedade amazonense.
“Estamos manifestando nosso repúdio a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que na terça-feira (20), aprovou o PL n. 187/2021 que concede o título de Cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A proposta é de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL). Lamentavelmente 11 deputados deram seu sim. Vamos ficar bem atento para as próximas eleições. Nós como pastorais sociais, movimentos sociais, entidades e instituições comprometidas com a vida estão pedimos que vocês possam assinar e compartilhar está Carta Repúdio”, disse o padre Paulo Barausse.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário