Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na última quarta-feira (31) uma audiência pública, transmitida via internet, por meio da qual foi oportunizado aos 51 candidatos aprovados em concurso público a possibilidade de nova escolha de cartórios onde pretendem atuar como delegatários. Os candidatos […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na última quarta-feira (31) uma audiência pública, transmitida via internet, por meio da qual foi oportunizado aos 51 candidatos aprovados em concurso público a possibilidade de nova escolha de cartórios onde pretendem atuar como delegatários.
Os candidatos aprovados já receberam a outorga para atuação, estando devidamente cumprindo expediente em serventias extrajudiciais da capital e do interior por eles escolhidas e com a nova audiência o Poder Judiciário deu cumprimento ao que prevê o edital do certame, possibilitando uma nova rodada de escolha para ocupação de serventias que, por ventura, ainda estejam vagas.
Conforme a cláusula 16.2 do edital do certame “finda a primeira audiência pública e encerrados os prazos legais de investidura e exercício nas delegações outorgadas, permanecendo, ainda, serventias extrajudiciais vagas ou havendo vacância de serventia submetida a este concurso, por desistência, renúncia ou outro motivo (…) será convocada nova audiência pública de escolha, limitada ao número de duas, após a realização da primeira, entre os concorrentes (…) até que todas sejam providas ou não hajam interessados”.
Audiência
Transmitida na plataforma Youtube, no canal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a audiência foi aberta pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge e pelo desembargador Jomar Ricardo Saunder Fernandes, que presidiu a comissão organizadora do certame.
Os trabalhos, com os questionamentos aos candidatos (por ordem de classificação no certame) sobre o interesse em mudar de serventia, foram conduzidos pelo magistrado secretário da comissão organizadora do certame, juiz Flávio Henrique de Freitas.
Tendo sido realizadas as novas escolhas pelos candidatos interessados, novas outorgas serão viabilizadas pela presidência do TJAM, em data que será, ainda, anunciada.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário