As duas vagas em aberto na Corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por Merecimento e Antiguidade, são em decorrência das aposentadorias dos desembargadores Ari Moutinho e Encarnação Salgado
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) poderá escolher, na sessão do dia 5 de outubro, dois juízes que serão promovidos para ocuparem as vagas em aberto de desembargador do Colegiado. Ao todo, oito magistrados se inscreveram para a vaga de Merecimento, e três estão concorrendo à vaga de Antiguidade.
De acordo com o Edital n. 12/2021, a vaga por Merecimento foi aberta em razão da aposentadoria compulsória da desembargadora Encarnação Salgado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os nomes dos oito inscritos serão divulgados somente na próxima quinta-feira (30), quando termina o prazo para a análise de todos os embargos.
Podem concorrer para a sucessão, os juízes que compõem a primeira quinta parte da lista de antiguidade do TJAM, com 2 anos na entrância e que atendem às demais exigências legais.
Para vaga de Antiguidade foram escritos apenas três nomes: Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cezar Luiz Bandiera e Henrique Veiga Lima. A vaga a ser preenchida, é em decorrência da aposentadoria do desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, que completou 75 anos, em agosto deste ano, idade limite para o exercício da magistratura.
A vaga de Antiguidade é definida pelo maior tempo de serviço, e não pela idade do magistrado. Pela ordem, a magistrada Mirza Telma é a favorita para assumir o cargo. Caso haja uma desistência por parte da juíza, o segundo ou terceiro mais antigo seria empossado.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário