De acordo com relatório do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça do Amazonas tinha até o dia 30 de agosto para empossar todos os aprovados no certame de 2019, em substituição aos servidores temporários
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Nesta segunda-feira (1º), o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, anunciou a nomeação de mais 68 aprovados no concurso do Poder Judiciário Estadual, em 2019. Porém, conforme pesquisa feita pelo site O PODER, nos Diários da Justiça Eletrônicos (DJE) da última semana (do dia 24 a 31 de agosto) , não consta a publicação da exoneração dos servidores temporários, conforme havia sido determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o Pedido de Providências n. 0005695-32.2018.2.00.0000, que trata de um relatório produzido sobre o TJAM, pelo próprio CNJ, na gestão do desembargador Flávio Pascarelli, em 2017, e que apresenta um levantamento detalhado sobre servidores temporários que ocupam cargos destinados a concursados, consta que o Poder Judiciário possuía, na oportunidade, 229 temporários, dos quais 34 eram analistas judiciários, 46 assistentes judiciários e 149 auxiliares judiciários.
Ainda no pedido de providências, consta um Termo de Audiência de Conciliação oriundo do Procedimento de Controle Administrativo n. 0004017-45.2019.2.00.0000, que trata “do quadro de servidores do tribunal” e “dados comparativos a outros tribunais de mesmo porte, bem como tabela com os percentuais para efetivo cumprimento da Resolução 219 do CNJ”.
Na oportunidade, ficou firmado entre o TJAM e o CNJ que até o dia 30 de junho de 2020 haveria a nomeação de 160 servidores aprovados em concurso público. Se tal compromisso tivesse sido cumprido, os candidatos teriam até 30 de julho para tomar posse e até 30 de agosto para entrar em exercício. O que não ocorreu até esta quarta-feira (2), quando somente 45 aprovados no certame tomaram posse.
Levando em consideração o levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça e diante das nomeações e posses efetivadas até o momento, o Tribunal de Justiça do Amazonas conta, ainda, com 116 temporários em seu quadro de servidores.
A equipe do site O PODER entrou em contato com a chefe do setor de Comunicação do TJAM, a jornalista Acyane do Valle, para saber mais detalhes sobre prazo para a exoneração dos temporários, quanto a permanência desses servidores vai gerar de gasto ao Poder Judiciário e a em quais setores todos irão atuar.
Em nota, o Judiciário Estadual respondeu que “vem realizando a dispensa dos temporários, conforme pode ser acompanhado pelo Diário da Justiça Eletrônico (DJE)”. mas o site consultou o DJE de 24 a 31 de agosto e nenhuma exoneração foi publicada no período.
“Em relação aos novos servidores nomeados na terça-feira – no quantitativo de 68 -, estes deverão participar do Curso de Formação Inicial no período de 28 deste mês a 2 de outubro, ao final do qual estarão aptos a entrar em exercício”.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário