Desenvolvido e cedido pelo TRF-4, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já é adotado em mais de 60 órgãos públicos e vai gerar economia de mais de R$ 1 milhão, por ano, ao Judiciário Estadual
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
A partir do dia 26 de abril, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em substituição ao CPA, atualmente usado na tramitação de processos administrativos, conforme Portaria n. 568, de 16 de abril de 2021, da presidência do tribunal, publicada nesta segunda-feira (19), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
O novo sistema foi cedido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e já é utilizado por mais de 60 órgãos da administração pública em todo o território nacional.
De acordo com o presidente do TJAM, desembargador Domingos Jorge Chalub, “essa ferramenta tecnológica foi disponibilizada gratuitamente pelo TRF-4, a fim de que pudéssemos substituir a plataforma atual e que gerava um custo anual de mais de R$ 1 milhão, por ano, aos cofres públicos”.
Ainda na avaliação do presidente, a utilização do SEI representa um significativo avanço na modernização do processo administrativo eletrônico do Tribunal de Justiça. “Trata-se de um sistema que, além de gratuito, dialoga com instituições em todo o País, especialmente com o Conselho Nacional de Justiça e os tribunais superiores”, ressaltou Chalub.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Corte (DVTIC), Breno Corado, “por orientação do desembargador Jomar Saunders Fernandes, coordenador da Comissão de Tecnologia, todos os processos ativos do CPA estão sendo migrados para o SEI, seguindo a portaria publicada nesta segunda-feira, e os novos processos deverão tramitar somente pelo SEI. Ainda de acordo com a portaria, a partir do dia 23 de abril de 2021, a DVTIC bloqueará a possibilidade de instauração de processos administrativos pelo sistema CPA.
Breno ressaltou também que o novo sistema estará disponível no endereço https://sei.tjam.jus.br, tanto de forma interna, quanto externa, às unidades do Judiciário. Para acessá-lo, deverá ser utilizado o mesmo usuário e senha de rede do TJAM.
Sobre o SEI:
– O sistema foi desenvolvido pelo TRF – 4ª Região;
– Permite a produção, edição, assinatura, trâmite, controle de prazos e acompanhamento de documentos;
– Permite o trabalho simultâneo de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de trâmite processual;
– Permite a disponibilização de acesso a usuários externos, a criação de base de conhecimento e realiza controle de versões de documentos.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário