Resolução que criou a nova estrutura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi disponibilizada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), desta quinta-feira (22)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aprovou, na sessão de terça-feira (20), a Resolução n. 3/2021, que implementa a estrutura organizacional da Coordenadoria Psicossocial Judiciária do TJAM. O documento foi disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), desta quinta-feira (22).
A medida foi tomada levando em consideração o aumento da demanda da atuação técnica dos assistentes sociais, pedagogos e psicólogos no Judiciário estadual; além da relevância do trabalho exercido por estes profissionais e a necessidade de viabilizar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre as áreas; a necessidade de se racionalizar a força de trabalho entre todas as unidades jurisdicionais de forma equânime; e, ainda, a necessidade de apoiar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos traslados profissionais; entre outras razões.
De acordo com a resolução, a Coordenadoria Psicossocial da Comarca de Manaus terá a seguinte estrutura: Setor de Atividades Administrativas; Núcleo de Assessoramento às Varas Cíveis, de Família e Juizado da Infância e da Juventude Cível; Núcleo de Perícias Psiquiátricas e Psicossociais; Núcleo de Assessoramento sobre Violência contra Crianças e Adolescentes; Núcleo de Assessoramento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Núcleo de Assessoramento às Varas Criminais e Especializadas.
A resolução define as competências da Coordenadoria e dos setores que a compõem e especifica que todas as atividades por ela desenvolvidas serão gerenciadas por um desembargador, designado pela presidência do TJAM.
Com a nova resolução, ficam revogadas as Portarias n. 1.210/2017-PTJ e n. 755/2019-PTJ, e outras normas que a contrariem e também ficam extintos os setores psicossociais, coordenadorias e correlatos criados no âmbito da Comarca de Manaus, exceto aqueles com existência assegurada por lei.
A norma entrará em vigor 90 dias após a data de sua publicação e, a partir de então, serão remanejados para a estrutura da Coordenadoria Psicossocial todos os cargos em comissão e funções gratificadas existentes nas varas ou quaisquer unidades judiciais da estrutura do Judiciário amazonense, relativas aos cargos diretamente ligados às áreas da Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.
Em portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (23/04), o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, designou a desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho para exercer a coordenadoria dos trabalhos da recém-criada Coordenadoria Psicosocial.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário