AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de outubro de 2020
Foto:

TJAM anuncia nova edição da Semana Nacional da Conciliação

Nova edição da SNC ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na capital e no interior do Amazonas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Acompanhando mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário do Estado do Amazonas promoverá, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano, uma nova edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC).

Chegando à 15a edição e tendo como tema ‘Conciliação: menos conflito, mais resultado’, a SNC é um esforço concentrado dos tribunais de justiça (Estaduais, do Trabalho e Federais) para motivar a realização de acordos por partes processuais interessadas na resolução de litígios.

A realização do evento no âmbito da Justiça Estadual foi anunciada, nesta sexta-feira (23), pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, em consonância com parecer do presidente da Corte Estadual, desembargador Domingos Jorge Chalub.

A partir deste anúncio oficializando a adesão da Justiça Estadual à mobilização nacional, as partes interessadas em conciliar processos que estão em tramitação, podem peticionar diretamente nos autos ou ainda solicitar a inclusão destes processos na pauta da SNC acessando o serviço ‘Quero Conciliar’ que está disponível a qualquer época do ano, clicando aqui.

Um dos diferenciais da SNC deste ano, no Amazonas, será a realização das audiências preferencialmente por meio eletrônico, em vista da necessidade de distanciamento social recomendada pelas autoridades de Saúde.

Nesta sexta, durante a reunião de trabalho, ficou estabelecido que, embora parte das unidades da Justiça Estadual já tenham iniciado o retorno gradual das atividades presenciais, a realização das audiências de conciliação preferencialmente por meio eletrônico é uma medida para privilegiar a saúde das pessoas e prevenir o contágio pela Covid-19.

De acordo com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha, todos os esforços serão realizados pela Justiça Estadual para que a Semana alcance seu principal objetivo que é o de favorecer a conciliação entre as partes processuais. “Como nos anos anteriores, o Amazonas participará da mobilização conduzida pelo CNJ e envolverá o maior número possível de unidades judiciárias da capital e do interior. Como medida necessária para a prevenção à Covid-19, empregaremos os meios tecnológicos necessários para a realização das audiências que serão pautadas e assim, privilegiaremos a conclusão dos litígios sem comprometer a saúde das partes processuais”, anunciou a desembargadora.

A corregedora-geral de Justiça explicou que implementos tecnológicos para a realização de audiências e de outros atos processuais estão sendo utilizados e intensificados pela Justiça Estadual desde o início da pandemia e que as sessões híbridas (preferencialmente virtuais) no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, serão plenamente realizadas, sem prejuízo ao objetivo final da SNC.

Na próxima semana, todas as especificidades da 15a edição da SNC no Amazonas, com orientações às partes processuais, aos operadores do Direito e aos magistrados, servidores e estagiários da Justiça Estadual serão detalhadas em uma portaria que será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas