Manaus-AM | Por: Redação Nesta sexta-feira (22), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), estendeu o prazo de entrega da lista nominal completa de todas as pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 no Amazonas em 72h, para assim, atender o tempo necessário para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM | Por: Redação
Nesta sexta-feira (22), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), estendeu o prazo de entrega da lista nominal completa de todas as pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 no Amazonas em 72h, para assim, atender o tempo necessário para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Câmpelo, apresentarem de forma completa a listagem.
O primeiro pedido da lista foi pelo presidente do TCE-AM, Mario de Mello, na última quarta-feira (20). Atendendo ao pedido no presidente do tribunal, na quinta-feira (21), foi encaminhada a lista nominal de pessoas vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA.
Por meio de ofício em resposta ao pedido do Tribunal, Shádia, além de entregar os nomes, disse ainda que informações dos vacinados estão sendo registradas manualmente e também inseridas manualmente, no sistema próprio desenvolvido pela SEMSA. Disse também que os registros seriam complementados, a listagem também seria complementada.
Neste sábado (23), o Tribunal de Contas do Amazonas, emitiu uma nota onde não reconhece uma suposta lista que estaria sendo amplamente divulgada em grupos de WhatsApp e também nas redes sociais. Mas a lista que foi enviada na última quinta-feira (21), pela Secretária de Saúde de Manaus, Shádia, não foi divulgada, segundo o TCE, por não estar completa e sem dados requeridos pelo mesmo.
No sie do TCE, a verificação de Autenticidade ficou fora do ar neste sábado (23). Com a lista em atualização, o Tribunal, por medidas de transparência, deveria expor o documento que foi autenticado pela Prefeitura de Manaus, para que o público em geral pudesse ter acesso aos dados sobre os vacinados até o momento.
Conforme foi enviado a lista da primeira fase da vacinação, entende-se que esse arquivo estará sempre em atualização e conforme for enviado pela Prefeitura de forma autenticada, o Tribunal deve ser transparente com a população Manauara e não segurar para si o documento oficial.
Por determinação do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, a lista enviada pela Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa) com os nomes dos vacinados com a Coronavac será disponibilizada, da forma como fora encaminhada, no portal do TCE na próxima segunda-feira (25), às 9h.
Técnicos do Tribunal, neste momento, estão cruzando os dados dos vacinados da lista enviada com a folha de pagamento e com os dados da Receita Federal dos respectivos servidores e suas lotações, para divulgar, posteriormente, um raio-x com os nomes dos vacinados que não se encaixam nos grupos prioprioritários, ou seja que furaram a fila.
Após o complemento da listagem, que será feita pela Secretaria Municipal de Saúde até o início da noite de segunda (25), quando acaba o prazo de 72 horas concedido pelo Pleno do TCE, o Tribunal fará uma nova divulgação, agora com a lista completa, na terça (26).
“Fizemos a Nota Oficial para esclarecer que a lista que estava circulando por WhatsApp não foi a encaminhada pelo Tribunal. A divulgação faremos na segunda, após os nossos técnicos fazerem os devidos cruzamentos e análise da lista. Não esconderemos nada, pelo simples fato de que todos estamos empenhados para que seja feita a coisa certa, uma vez que trabalhamos com vidas e com pessoas que trabalham na linha de frente da Covid”, afirmou o presidente.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário