AO VIVO

STF começa a julgar novo bloco de 250 denunciados pelos atos de 8 de Janeiro

Denúncias serão apreciadas até o dia 8 de maio, em Plenário Virtual

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

A partir da meia-noite desta quarta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar as denúncias contra mais 250 pessoas acusadas de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. Este é o terceiro de bloco apreciações.

Desde que iniciou o julgamento, em 18 de abril, o STF já tornou réus 300 denunciados, sendo 100 em uma primeira leva e outros 200, na segunda. A Corte optou por fazer as apreciações por partes, devido ao grande número de denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

No total, 1.390 pessoas são investigadas no âmbito dos inquéritos nº 4.921 e nº 4.922. Neste primeiro, são analisadas 200 denúncias que que miram os instigadores dos atos. Os denunciados foram presos no dia 9 de janeiro, em frente ao Quartel-General do Exército, na capital federal.

Já no inquérito nº 4.922 estão em pauta 50 denúncias contra investigados suspeitos de serem os executores dos ataques, que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes. Os crimes abrangem associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e dano qualificado, além do crime de deterioração de patrimônio tombado.

 Terceira leva

Este terceiro grupo de denúncias será apreciado em Plenário Virtual, de 3 a 8 de maio. No formato, não há debate entre os ministros, que depositam seus votos em um sistema eletrônico.

Caso as denúncias sejam recebidas, os investigados viram réus e o processo segue com a fase de coleta de provas, na qual se inserem os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Após isso, o STF terá de julgar se condena ou absolve os acusados.

Foto:

julgamento 8 de Janeiro sff

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas