AO VIVO
Poder Judiciário - 04 de setembro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

STF afrouxa prazo para governo Lula apresentar plano contra desmatamento e incêndios

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 9 de setembro o prazo para que o governo e entidades federais apresentem um plano de ação para prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 9 de setembro o prazo para que o governo e entidades federais apresentem um plano de ação para prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia. A decisão foi em resposta a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Nesse período, o governo deverá indicar um portal na internet para divulgar ações e relatórios relacionados à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760.

Além disso, Mendonça determinou a entrega de relatórios consolidados sobre as medidas já adotadas antes do julgamento da ADPF e as que estão em andamento para combater o desmatamento, queimadas, e outras atividades ilegais que prejudicam o bioma. Essas informações permitirão avaliar os planos apresentados. Mendonça, responsável pelo acórdão da ADPF 760, destacou a necessidade de examinar ações integradas de autarquias como o Ibama, ICMBio, e Funai, visando reduzir o desmatamento na Amazônia Legal para 3.925 km² anuais até 2027 e a zero até 2030. O prazo inicial para a apresentação do plano havia terminado em 26 de agosto.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

16/05
19:26

PRESIDENTE FIGUEIREDO IRREGULARIDADES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação com pedido de medida cautelar contra a Prefeitura de Presidente Figueiredo por possíveis irregularidades no Edital de Credenciamento nº 007/2025. O documento foi protocolado por Kesia Silva dos Santos e tem como alvo a contratação de serviços médicos especializados no município.

16/05
19:25

CONDENAÇÃO STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por coordenar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O julgamento, concluído nesta quarta-feira (14), teve o voto decisivo do ministro Luiz Fux, que acompanhou o relator, Alexandre de Moraes. Além da pena de prisão, Zambelli teve a perda do mandato determinada, decisão que ainda depende de aval da Câmara dos Deputados.

16/05
19:24

DEFESA CRIANÇAS

No Amazonas, o Maio Laranja, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), ganha força com uma série de iniciativas lideradas por parlamentares do União Brasil e pelo governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla. As medidas reforçam o compromisso com o combate ao abuso e à exploração sexual de menores e consolidam o partido como protagonista na luta pelos direitos da infância no estado.

16/05
19:24

REPRESENTAÇÃO APUÍ

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra o prefeito de Apuí, Antônio Marcos Maciel Fernandes, por possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos. A ação foi instaurada com base na manifestação nº 158/2025, da Ouvidoria do TCE, e encaminhada pela Secretaria de Controle Externo (Secex).

12/05
19:00

SEMED IRREGULARIDADES

O TCE-AM determinou auditoria nos recursos do Fundeb usados pela Semed em 2023, sob gestão de Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida. A decisão, com base em denúncia do MPC, aponta falta de transparência e má gestão. O Tribunal identificou irregularidades em pagamentos e falta de adequação nas despesas. A auditoria será feita pelo DEAE, e o CACS-Fundeb deverá reforçar a fiscalização. A Semed foi notificada e pode sofrer sanções se descumprir as medidas.

Ver mais >>

Programas