AO VIVO
Poder Judiciário - 30 de abril de 2025
Foto: Reprodução/Internet

Prefeitura de Barcelos é alvo de inquérito do MPAM por falhas no Portal da Transparência

Ministério Público cobra adequações e dá prazo de 90 dias para regularização das informações públicas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Prefeitura de Barcelos está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) por possível descumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Segundo o órgão, há indícios de que o município não vem atualizando corretamente seu Portal da Transparência, o que fere o princípio da publicidade e compromete o direito da população ao acesso às informações públicas.

O inquérito civil foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Barcelos, sob a condução do promotor Aramis Pereira Júnior. “O Ministério Público, como defensor do regime democrático e dos interesses da sociedade, continuará vigilante para que o princípio da publicidade seja respeitado, possibilitando o efetivo controle social dos atos da administração pública e prevenindo possíveis atos de improbidade administrativa”, afirmou o promotor.

Como parte das providências, o MPAM solicitou uma análise técnica do Portal da Transparência e emitiu uma recomendação administrativa ao prefeito, aos secretários municipais e aos dirigentes de fundos e autarquias da administração local. O documento estabelece o prazo de 90 dias para que sejam feitas as devidas adequações, garantindo a divulgação em tempo real de informações de interesse coletivo.

O Ministério Público reforça que o acesso à informação é um instrumento fundamental de controle social e de prevenção à corrupção. “É necessário consolidar uma cultura administrativa voltada à transparência, principalmente nos municípios, por serem a esfera de governo mais próxima da população”, destaca o texto da recomendação.

Leia mais: TCE-AM multa ex-prefeito de Barcelos por descumprir normas de transparência

Prefeitura de Barcelos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

16/05
19:26

PRESIDENTE FIGUEIREDO IRREGULARIDADES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação com pedido de medida cautelar contra a Prefeitura de Presidente Figueiredo por possíveis irregularidades no Edital de Credenciamento nº 007/2025. O documento foi protocolado por Kesia Silva dos Santos e tem como alvo a contratação de serviços médicos especializados no município.

16/05
19:25

CONDENAÇÃO STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por coordenar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O julgamento, concluído nesta quarta-feira (14), teve o voto decisivo do ministro Luiz Fux, que acompanhou o relator, Alexandre de Moraes. Além da pena de prisão, Zambelli teve a perda do mandato determinada, decisão que ainda depende de aval da Câmara dos Deputados.

16/05
19:24

DEFESA CRIANÇAS

No Amazonas, o Maio Laranja, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), ganha força com uma série de iniciativas lideradas por parlamentares do União Brasil e pelo governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla. As medidas reforçam o compromisso com o combate ao abuso e à exploração sexual de menores e consolidam o partido como protagonista na luta pelos direitos da infância no estado.

16/05
19:24

REPRESENTAÇÃO APUÍ

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra o prefeito de Apuí, Antônio Marcos Maciel Fernandes, por possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos. A ação foi instaurada com base na manifestação nº 158/2025, da Ouvidoria do TCE, e encaminhada pela Secretaria de Controle Externo (Secex).

12/05
19:00

SEMED IRREGULARIDADES

O TCE-AM determinou auditoria nos recursos do Fundeb usados pela Semed em 2023, sob gestão de Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida. A decisão, com base em denúncia do MPC, aponta falta de transparência e má gestão. O Tribunal identificou irregularidades em pagamentos e falta de adequação nas despesas. A auditoria será feita pelo DEAE, e o CACS-Fundeb deverá reforçar a fiscalização. A Semed foi notificada e pode sofrer sanções se descumprir as medidas.

Ver mais >>

Programas