AO VIVO
Poder Judiciário - 20 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação

Mais de 90 personalidades recebem honrarias do Poder Legislativo

A solenidade foi dividida em dois momentos: o primeiro dedicado aos homenageados com a comenda de Mérito Cabanagem, em todos os seus graus; e o segundo voltado para os títulos de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A tradicional sessão solene de entrega de honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), no plenário Newton Miranda, do Palácio Cabanagem. Durante a solenidade, foram concedidos os títulos de Mérito Cabanagem, Cidadão do Pará e Honra ao Mérito a mais de 90 personalidades, entre secretários dos executivos estadual e municipais, políticos, militares, profissionais e religiosos. As honrarias foram entregues pelo presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), com o apoio dos parlamentares responsáveis pelas indicações.

Na abertura oficial da solenidade, o deputado Chicão agradeceu a presença dos homenageados e das autoridades dos três Poderes. Em seguida, destacou os deputados presentes em plenário e concedeu a palavra ao deputado Gustavo Sefer (PSD), que discursou em nome do Poder Legislativo.

“Esta sessão é comemorativa, mas é principalmente de reconhecimento de mérito por suas atividades. Aqueles que não nasceram aqui demonstraram amor pelo Pará e, por isso, são merecedores deste reconhecimento”, destacou Sefer.

A solenidade foi dividida em dois momentos: o primeiro dedicado aos homenageados com a comenda de Mérito Cabanagem, em todos os seus graus; e o segundo voltado para os títulos de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará.

Representando o primeiro bloco, o deputado federal Coronel Ulysses de Araújo (PL), do Acre, indicado pelo deputado Coronel Neil (PL), falou sobre sua ligação com o Pará, iniciada durante sua passagem pela Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura. “Essa homenagem nos orgulha pela alta honraria concedida por este Poder, que destaca o empenho dos homenageados em fortalecer o crescimento do Estado”, afirmou. Para o parlamentar, o Pará é o estado mais completo do Brasil devido à diversidade de seu bioma e características amazônicas. “Todos os cenários em um único estado”, avaliou.

No segundo bloco, o secretário estadual de Educação, Rossiele Soares, natural do Rio Grande do Sul e indicado pelo deputado Eliel Faustino (UB), recebeu a medalha estendendo a bandeira do Pará como gesto de reconhecimento ao estado onde trabalha. “Não é qualquer lugar onde seu povo veste a camisa com a bandeira que representa seu estado como fazem os paraenses”, afirmou. Ele também destacou a força da cultura local e citou o futebol representado por Remo e Paysandu, entre outras riquezas. “Obrigado por esta honra conferida de ser paraense”, finalizou.

Outro destaque foi a cantora Sandra Duailibi, natural de São Luís e residente em Belém desde os cinco anos. Sandra recebeu o título de Cidadã do Pará e emocionou o público presente ao cantar “Uirapuru”, clássico de Waldemar Henrique, acompanhada pelo violoncelista Felipe Siqueira.

No dispositivo oficial que conduziu a solenidade estavam, além do presidente Chicão, os deputados Gustavo Sefer e Chamonzinho (MDB). Também participaram o deputado federal Ulysses de Araújo (PL-AC), o Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avelar, a Ouvidora-Geral do Estado Nilma Lima e o comandante do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Jaime de Aviz Ben Jó.

Leia mais: Alepa aprova Orçamento de 2025 com foco na COP30 e desenvolvimento estrutural

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas