Partidários afirmaram que em vez de nomear juristas mais progressistas, a escolha foi realizada de encontro aos desejos do ministro Alexandre de Moraes
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nomeou na quarta-feira (24) dois novos ministros da Corte Eleitoral, as indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irritou a lideranças do partido que, entre os bastidores, reclamavam que a escolha era, na verdade, um agrado ao ministro Alexandre de Moraes.
As duas nomeações realizadas foram o professor de direito da USP Floriano de Azevedo Marques Neto e o advogado André Ramos Tavares que são bastante ligados a Moraes, e vistos por lideranças do PT como “conservadores”.
Os dois foram escolhidos de uma lista quádrupla definida pelo STF. Além de André e Floriano, estavam na lista Edilene Lôbo, advogada do PT, e Daniela Borges, que tinha o apoio da ministra Cármen Lúcia.
Em conversas paralelas, líderes do PT, já mencionaram que Floriano, conhecido de longas datas de Alexandre de Moraes, pois são amigos desde 1986, quando entraram na Faculdade de Direito da USP, advogou para tucanos em São Paulo.
Em relação a André, a reclamação gira em torno da proximidade que teve com o governo anterior, na tentativa de ocupar cadeira no TSE. O grupo circulou inclusive, por meio de grupos de WhatsApp, a foto o advogado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em eventos privados.
A preferência dos petistas era pela indicação de Edilene que, além de prestigiar as mulheres, a advogada, se escolhida, seria a primeira mulher negra a ser nomeada para a Corte Eleitoral.
Segundo as fontes de Lula, o presidente considerou as preferências de Moraes para compensar o ministro não escolher o preferido dele para a vaga de Ricardo Lewandowski no STF.
O favorito de Moraes é o ministro do STJ Luís Felipe Salomão. Já Lula, ao que tudo indica, deve indicar Cristiano Zanin, advogado que o defendeu na Lava Jato e na campanha eleitoral de 2022.
Lula também considerou agradar Moraes devido os inquéritos que ele comanda, de interesse do governo, como o da fake news e as manifestações de 8 de janeiro.
Foto Internet
Com informações Metrópoles
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário