As audiências serão realizadas exclusivamente de forma remota, em razão da grave situação epidemiológica do Estado
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Na segunda-feira (8), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciará a 17ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que tem por objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento de processos relacionados à violência de gênero. Em Manaus, os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher pautaram 271 audiências – de Instrução e Julgamento, Retratação e de Acolhimento -, para o período de 8 a 12 de março.
A semana Justiça pela Paz em Casa é promovida simultaneamente pelos tribunais brasileiros. Em reunião realizada no dia 22 de fevereiro deste ano, foi decidido pela manutenção da data de 8 a 12 de março, para a realização de mais uma edição da semana, “em razão do aumento dos episódios de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus”, de acordo com trecho do ofício assinado pela conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As audiências de Instrução e Julgamento, de Retratação, bem como as audiências de Acolhimento serão realizadas, exclusivamente, de forma remota (virtual) no Judiciário amazonense. A vice-presidente do TJAM e coordenadora estadual da Mulher em Situação de Risco, desembargadora Carla Reis, informou que 21 profissionais estarão envolvidos nessa edição da semana somente na capital amazonense.
“Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Judiciário está procurando fazer sua parte. Nossos magistrados e servidores então engajados e concentrando todos os esforços possíveis para realizar essas audiências a partir do dia 8. Contamos com a colaboração dos envolvidos, sobretudo das partes, para que se façam presentes nas audiências virtuais”, comentou a desembargadora, ressaltando que entre os dias 8 e 12 de março, os Juizados Maria da Penha trabalharão com horário estendido até 17h para concluir a pauta prevista.
O 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Maria da Penha) está com a expectativa de realizar o maior número de audiências possíveis, considerando a situação pandêmica que se encontra a cidade de Manaus, bem como a dificuldade de localização das partes citadas nos processos.
“A maioria das partes envolvidas não atualiza seus dados cadastrais, inclusive contato telefônico, principal meio utilizado nesse período de distanciamento social”, conforme informaram os servidores da unidade jurisdicional.
Para o 2º Juizado Maria da Penha a principal expectativa é “julgar os processos pautados, bem como sentenciar, aproximadamente, 500 processos, dando maior celeridade aos processos de violência doméstica”.
Aproveitando a 17ª Semana Justiça pela Paz em Casa, o 3º Juizado Maria da Penha quer aproveitar para “proporcionar, diante desse momento excepcional pelo qual estamos passando, um atendimento mais humanizado aos jurisdicionados, bem como garantir efetividade à prestação jurisdicional, apesar do desafio de distanciamento social advindo da pandemia”.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário