AO VIVO
Poder Judiciário - 15 de março de 2022
Foto:

Justiça Itinerante atende o público na área de estacionamento da Vila Olímpica até o dia 1º de abril

Informações ou qualquer orientação sobre os serviços do Justiça Itinerante do TJAM podem ser obtidas por meio do telefone (92) 98459-6677 ou pelo e-mail justica.itinerante@tjam.jus.br

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), está atendendo o público na Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), na Vila Olímpica, localizada na Avenida Pedro Teixeira, 400, zona Centro-Oeste da cidade. O atendimento no local – que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h – começou no último dia 7 de março e se estenerá até 1º abril, conforme o calendário organizado pelo programa para este primeiro semestre do ano na capital.

Na unidade móvel do Justiça Itinerante são realizados atendimentos referentes ao Juizado Especial Cível, em causas com valores até 20 salários mínimos para questões de natureza de indenização; a reparações de danos e acidentes de trânsito; a questionamentos quanto a faturas de concessionárias de energia e de água.

O carro-chefe é o atendimento da área de Família, para ações de natureza consensual, como pensão de alimentos; reconhecimento voluntário de paternidade ou de união estável; divórcio; definição de guarda de filhos. Outro serviço é o de orientação jurídica. A pessoa não precisa ter advogado para abrir a sua reclamação no Justiça Itinerante.

Para ser atendido, o jurisdicionado precisa apresentar documentos pessoais, como Carteira de Identidade; CPF; comprovante de residência e os documentos referentes à causa, que são essenciais para a propositura das ações. Por exemplo: se for uma questão envolvendo divórcio, é preciso levar a certidão de casamento; se for uma definição de guarda de filho, a certidão de nascimento da criança e; se for uma cobrança, título ou fatura que está sendo questionada, um documento representativo da dívida deve ser apresentado.

“Até junho, a unidade móvel do programa terá atendido a população em seis localidades, incluindo as Zonas Centro-Sul, Norte, Centro-Oeste, Leste e Centro. O Justiça Itinerante dá vazão a uma demanda reprimida. Nosso trabalho, aqui, é facilitar o acesso e tornar a Justiça mais próxima da população. Não por isso nosso lema é: ‘Justiça Mais Perto de Você’”, informou o coordenador do Justiça Itinerante e titular do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, juiz Alexandre Novaes.

Ele reforça que o serviço é gratuito e, nas demandas da área Cível, as partes têm a possibilidade de reclamar diretamente, sem a necessidade de advogado. “Já nas demandas de Família, onde é necessária a participação de advogado, temos advogados voluntários que atuam no Projeto e que fazem esse atendimento gratuito à população. Ninguém que vier aqui ficará sem uma resposta”, enfatizou o juiz Alexandre Novaes, titular do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

Próximas paradas

De 4 a 29 de abril, a unidade móvel do programa estará na área de estacionamento do 28º Distrito Integrado de Polícia (28º DIP), localizado na Rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

Em seguida, de 2 de maio a 3 de junho, o atendimento será ofertado na área das Aldeias Infantis S.O.S. Brasil – Manaus, que funciona na Avenida Professora Cacilda Pedrosa, Alvorada 1, zona Centro-Oeste.

Encerrando o calendário do primeiro semestre, no período de 6 de junho a 1º de julho, o Justiça Itinerante vai realizar os atendimentos na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como ‘Praça da Polícia’, na Avenida José Paranaguá, Centro.

O calendário de 2022 foi aberto em 7 de janeiro, tendo como local a Delegacia da Mulher, que funciona na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. O serviço foi ofertado nesse local até 4 de fevereiro.

De 7 de fevereiro até o dia 4 de março o ônibus do Justiça Itinerante permaneceu atendendo na área de estacionamento do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital.

Mais informações ou qualquer orientação sobre os serviços do Justiça Itinerante do TJAM podem ser obtidas por meio do telefone (92) 98459-6677 ou pelo e-mail justica.itinerante@tjam.jus.br.

Judiciário #Amazonas #TJAM tribunal de justiça justiça itinerante

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/07
12:28

INVESTIMENTO MORADIAS

O governador Wilson Lima pagou cinco milhões e quinhentos mil reais para cento e setenta e oito famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000, no Programa Amazonas Meu Lar, na última quinta-feira (18). O pagamento inclui bônus de sessenta mil reais, auxílio de seis mil e seiscentos reais e bolsa moradia de três mil e trezentos reais. A ação faz parte do Prosamin+, que já reassentou mais de mil e trezentas famílias e investiu cento e vinte e dois milhões de reais desde 2022. A próxima fase do programa, iniciada em 15 de julho de 2024, oferece subsídios para entrada em imóveis financiados com FGTS.

22/07
12:22

PROPOSTA DE CIDADE

Projeto de Lei nº 014/2024, do deputado Roberto Cidade (União Brasil), propõe criar as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e o Selo Amazonense de Turismo Sustentável na Assembleia Legislativa do Amazonas. O objetivo é promover o turismo sustentável e apoiar as comunidades locais, oferecendo benefícios como linhas de crédito e capacitação técnica. O selo terá validade determinada pelo Executivo e precisará ser renovado periodicamente.

22/07
12:22

GASTO NO CAREIRO

A Prefeitura de Careiro da Várzea destinou quase R$ 250 mil para a reforma da Unidade Básica de Saúde Lucilene Batista do Vale, contratando a empresa P.R. Serviços de Reformas Prediais Ltda. O contrato foi assinado pelo prefeito Pedro Duarte Guedes em 8 de julho de 2024. A empresa tem capital social de R$ 10,5 mil e está localizada em Manaus, atuando na reforma predial. O contrato inclui a emissão da nota de empenho pela Secretaria Municipal de Finanças e a publicação dos documentos necessários no Diário Oficial e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

22/07
12:20

MULHERES NO PARLAMENTO

Beruri, no Amazonas, é uma das 45 cidades brasileiras com maioria feminina no parlamento municipal em 2020, sendo a única do estado com essa característica. Das 5,5 mil cidades do país, menos de 1% têm maioria feminina nas câmaras municipais. A Câmara de Beruri conta com 9 parlamentares, dos quais 5 são mulheres. Apesar das mulheres serem maioria no eleitorado e em cargos de mesários, a representatividade feminina na política é limitada.

22/07
12:19

APAGÃO VIRTUAL

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas e serviços em vários países, incluindo o Brasil. No país, os problemas começaram a ser reportados às 8h, impactando serviços da Microsoft e sistemas de bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. A Azul Linhas Aéreas também informou possíveis atrasos em voos devido a falhas no sistema de reservas.

Ver mais >>

Programas