AO VIVO
Poder Judiciário - 11 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Justiça Eleitoral condena Caiado por abuso de poder político e cassa aliado eleito em Goiânia

TRE-GO condena governador Ronaldo Caiado por abuso de poder político e determina cassação de Sandro Mabel, prefeito eleito de Goiânia

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) condenou, em primeira instância, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) por abuso de poder político durante as eleições municipais deste ano. A decisão também determina a cassação do prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil).

Segundo a juíza Maria Umbelina Zorzetti, Caiado utilizou o Palácio das Esmeraldas para realizar eventos de campanha em outubro, logo após o primeiro turno das eleições. De acordo com a decisão, o governador usou bens públicos, serviços de funcionários e ofereceu alimentos e bebidas para eventos em apoio à candidatura de Mabel.

Em trechos da decisão, a magistrada destaca que os jantares com lideranças políticas tinham cunho eleitoral, citando inclusive falas do próprio Caiado que demonstrariam apoio explícito ao candidato.

Tanto Caiado quanto Mabel negam irregularidades. O governador afirma que os eventos foram para congratular vereadores eleitos, sem caráter eleitoral. A defesa de Mabel argumenta que não houve uso indevido de bens públicos ou pedido direto de votos.

A decisão ainda cabe recurso. Se mantida, Caiado ficará inelegível por oito anos e Mabel terá seu mandato cassado.

A disputa municipal em Goiânia marcou ainda o distanciamento político entre Caiado e o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o candidato do governador derrotando o candidato bolsonarista com 55,5% dos votos válidos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

20/03
18:40

GASTOS MUNICÍPIOS RORAIMA

A Prefeitura de Bonfim, sob o comando de Romualdo Feitosa (Republicanos), firmou contrato de R$ 706.999,92 com a União Empreendimentos LTDA para a locação de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O contrato, assinado em 6 de março de 2025, tem validade de um ano e atende à Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Limpeza Urbana. A empresa, fundada em 2014 e registrada em Boa Vista, possui atividades secundárias como manutenção de máquinas e construção de edifícios.

20/03
18:38

JURUÁ INVESTIGAÇÕES

O prefeito de Juruá, Ilquer Cunha, enfrenta investigações por possível abuso de poder econômico nas eleições. O caso está na Zona Eleitoral de Juruá, sob o juiz Danny Rodrigues Moraes. O prazo para a defesa se encerra na próxima semana, conforme o Diário Oficial do TRE-AM. Se as irregularidades forem confirmadas, Cunha pode sofrer penalidades, incluindo multas ou até a cassação do mandato.

20/03
18:37

NEPOTISMO MANACAPURU

A prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel, nomeou familiares do novo secretário de Administração, João Luiz de Souza França Filho, para cargos na gestão municipal. Seus filhos, Gustavo Gabryel e Luan Matthaus, foram designados para funções na Semad. Além disso, José Lucas Tavares assumiu a direção do hospital da cidade, enquanto sua irmã, Jackeline Tavares, tornou-se chefe de gabinete da prefeita. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do município.

20/03
18:35

UNIÃO BRASIL FORTALECIDO

A federação entre União Brasil e PP está prestes a ser oficializada, consolidando um dos blocos mais fortes do Congresso. No Amazonas, o grupo do governador Wilson Lima comandará a aliança, que terá maior tempo de TV e um dos maiores fundos partidários do país. O deputado Fausto Jr. destacou que a meta é eleger três deputados federais e um senador. Wilson Lima, fortalecido, deve disputar o Senado e influenciar sua sucessão estadual, ampliando sua articulação para 2026.

19/03
17:41

IMPEACHMENT GOVERNADOR RORAIMA

A votação do relatório sobre o pedido de impeachment do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), foi adiada nesta terça-feira (18) após um pedido de vistas do deputado Jorge Everton (União). O parlamentar explicou que a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável por analisar a denúncia por crime de responsabilidade contra o governador, ainda aguarda informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que foram solicitadas em fevereiro.

Ver mais >>

Programas