AO VIVO
Poder Judiciário - 05 de maio de 2021
Foto:

Juíza federal diz que delegado Alexandre Saraiva não provou crime contra madeireiros e libera carga

Apreensão de madeiras colocou em confronto o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Thiago Monteiro

A juíza federal Maria Elisa Andrade, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas, revogou o bloqueio da carga de madeiras e dos maquinários de madeireiros apreendidos na divisa entre o Amazonas e o Pará, no caso que colocou em confronto o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas (PF-AM), delegado Alexandre Saraiva. O material foi liberado pela magistrada.

Leia, na íntegra, a decisão da juíza federal Maria Elisa Andrade, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas

Em decisão, a juíza Maria Elisa julgou procedente o Mandado de Segurança que foi impetrado pela Associação Comunitária da Gleba Curumucuri contra o delegado da PF. Segundo a magistrada, não ocorreu má-fé por parte dos madeireiros e que a Polícia Federal não tem informações suficientes para confiscar as madeiras e os equipamentos, ou seja, não teve crime.

“Não constam dos autos informações acerca de eventuais autos de infração, eventuais sanções administrativas aplicada em desfavor da impetrante (associação) pelo cometimento de infração ambiental, dentre outras informações que, relativas ao PMFS (Plano de Manejo Florestal Sustentável) do qual originada a madeira apreendida, que pudessem complementar as informações do documento apresentado pela autoridade impetrada. Também estão ausentes outros elementos de informação eventualmente obtidos no curso da investigação policial”, disse a magistrada em decisão.

Confusão

O delegado Alexandre Saraiva rebateu críticas do ministro Ricardo Salles devido a críticas por conta da apreensão das madeiras e maquinários. Saraiva chegou a afirmar que essa é a primeira vez que vê um ministro do Meio Ambiente se manifestar contrário a uma ação da polícia que pretende proteger a Floresta Amazônica.

Salles apontou falhas no trabalho dos agentes federais e disse que havia verificado a origem de duas toras. Saraiva enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia crime para investigar o ministro do Meio Ambiente por três delitos: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa.

Além de Salles, o delegado acusou o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, e o senador Telmário Mota (PROS-RR). Após a polêmica, Saraiva foi trocado da superintendência no Amazonas pelo também delegado Leandro Almada.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas