Cejusc reforçaram o trabalho executado pelas Varas Cíveis e de Família no esforço concentrado da Semana da Conciliação, mobilizada pelo CNJ e promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Um total de 540 audiências conciliatórias foi pautado pelos dois Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Tribunal de Justiça do Amazonas durante a Semana Nacional da Conciliação, iniciada na segunda-feira (8) e concluída nesta sexta-feira (12).
Localizado no 4º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, o Cejusc Cível teve 360 audiências agendadas para o período e o Cejusc Família, que funciona no 1º andar do fórum Desª Euza Naice de Vasconcellos teve 180 sessões conciliatórias agendadas. Os dois fóruns ficam no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.
No Judiciário Estadual, os dois Cejuscs compõem a estrutura do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos (Sispemec), que sob a presidência do desembargador Délcio Luís Santos, projeta, executa e coordena ações de estímulo à resolução de demandas – judicializadas ou na etapa pré-processual – por meio da utilização de métodos adequados, tais como a mediação e a conciliação.
Cejusc Cível
Conforme o coordenador do Cejusc Cível, juiz Roberto Santos Taketomi, a Semana Nacional da Conciliação é um período oportuno para reforçar e consolidar cada vez mais a prática, enquanto método adequado de resolução de conflitos.
“A conciliação é o meio mais rápido, eficiente, justo e democrático para a solução dos conflitos. Digo que é democrático porque a conciliação é construída pelas próprias partes na busca de soluções. Nesta semana de esforço concentrado, o Cejusc esteve com uma equipe robusta e treinada para dar todo o apoio necessário às pessoas que buscam, através do meio alternativo da composição através da conciliação, a solução e a pacificação de seus conflitos”, apontou o juiz Roberto Santos Taketomi.
Cejusc Família
O coordenador do Cejusc Família, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, acrescentou que a prática da conciliação consolidou-se no Poder Judiciário brasileiro, sendo estimulada e realizada a qualquer período do ano. Segundo o magistrado, a Semana Nacional da Conciliação é um momento oportuno para reforçar o método e impulsionar a realização de audiências.
“No Cejusc Família, assim como no Cejusc Cível, a conciliação é uma prática diária e a Semana Nacional da Conciliação, desde que surgiu, tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar o sistema de Justiça e os usuários deste sistema, à compreensão da importância desta modalidade de resolução de conflitos através do diálogo. A campanha, portanto, intensifica a prática, com este objetivo maior”, destacou o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho.
Semana da Conciliação no Amazonas
A Semana Nacional da Conciliação é uma mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e trata-se de uma campanha por meio da qual os Tribunais Estaduais, Federal e do Trabalho designam magistrados, servidores, estagiários e colaboradores para a realização de audiências conciliatórias. Neste ano de 2021, a ‘Semana’ chegou à sua 16ª edição tendo como tema: ‘Conciliação: Mais tempo para Você’.
No Amazonas, sob a coordenação da Corregedoria-Geral de Justiça, 10.991 audiências foram pautadas para o período, sendo 4.755 agendadas para ocorrer na Comarca de Manaus 6.236 nas Comarcas do Interior.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário