Já para a vaga de Antiguidade, outros cinco juízes se inscreveram, mas a prioridade é da magistrada Onilza Abreu Gerth, a mais antiga na fila de sucessão
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O site O PODER teve acesso, com exclusividade, nesta quarta-feira (14), as listas dos juízes inscritos para concorrer às duas vagas de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O período de inscrição ocorreu entre os dias 25 de março a 8 de abril deste ano.
Os escolhidos devem ocupar as ‘cadeiras’ deixadas pelos desembargadores Aristóteles Lima Thury, que faleceu neste ano, e Sabino Marques, após aposentadoria compulsória. A eleição está prevista para o dia 27 de abril, mas a confirmação gira em torno de dados que devem ser entregues pelo Setor de Estatística do TJAM.
Dez juízes estão concorrendo a um dos cargos pelo critério de Merecimento. São eles: Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cezar Luiz Bandiera, Henrique Veiga Lima, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro, Paulo Fernando de Brito Feitoza, Rosselberto Himenes, Abraham Peixoto Campos Filho, Marco Antônio Pinto da Costas, Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro e Roberto Santos Taketomi.
O escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Aristóteles Lima Thury, que faleceu por complicações da Covid-19, em fevereiro deste ano. Ainda para a vaga de Merecimento, são utilizados dados apresentados pelo Setor de Estatística do TJAM, com um mapa de produtividade dos magistrados.
Pelo critério de Antiguidade, estão concorrendo cinco juízes. São eles: Onilza Abreu Gerth, Mirza Telma de Oliveira Cunha, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro, Rosselberto Himenes e Jaci Cavalcante Gomes Atanázio.
Neste critério, o escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Sabino Marques, após aposentadoria compulsória ao completar 75 anos. A favorita é a juíza Onilza Abreu Gerth, que já atua na Corte há muitos anos por conta do afastamento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), portanto possui 99% de chances de ser aclamada.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário