AO VIVO
Poder Judiciário - 07 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação

Desembargador Hamilton Saraiva e corregedor-geral de Justiça do TJRR se reúnem e projetam parcerias

Projeto conjunto entre as Corregedorias-Gerais de Justiça do Amazonas e de Roraima pretende favorecer a expedição de registros civis em benefício da população indígena, iniciando pela etnia Yanomami

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em sua primeira reunião de trabalho como corregedor-geral de Justiça do Amazonas eleito para o biênio 2025/2026, o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos reuniu-se nesta segunda-feira (06/01), em Manaus, com o corregedor-geral eleito pelo Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares, e ambos anunciaram um projeto de parceria para a viabilização da expedição de registros civis destinada à população indígena.

Como ampliação do projeto “Registre-se” a ação voltada aos povos originários, segundo o novo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, deve ser realizada já neste ano de 2025 e beneficiará indígenas que vivem na área de fronteira entre os dois estados (Amazonas e Roraima). E, conforme as tratativas hoje iniciadas, a ação de registro civil contemplará, inicialmente, a etnia Yanomami.

Conforme o desembargador José Hamilton Saraiva, o favorecimento ao registro civil é uma prioridade para o Poder Judiciário brasileiro. “O registro civil é um direito da população e sua ausência impacta na privação de benefícios básicos. Assim sendo, alinhando-nos à política nacional conduzida pela Corregedoria Nacional de Justiça, pretendemos atuar fortemente no sentido de reduzir o sub-registro, oportunizando o serviço, especialmente, à população que vive em áreas distantes dos centros urbanos, tais como os povos indígenas”, afirmou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva, acrescentando que a parceria com o Poder Judiciário de Roraima será de fundamental importância para a concretização do objetivo almejado.

Para o desembargador Erick Linhares, que assumirá a Corregedoria-Geral de Justiça de Roraima no próximo mês de fevereiro, a reunião com o corregedor-geral de Justiça do Amazonas foi bastante produtiva e a convergência de ideias deve resultar em projetos de impacto e relevância social. “Ficamos muito gratos em ser recebidos pelo desembargador José Hamilton Saraiva e temos certeza de que tal qual o projeto de registro civil destinado à população indígena, outros projetos em conjunto pelas duas Corregedorias de Justiça (do Amazonas e de Roraima) serão futuramente viabilizadas”, afirmou o desembargador Erick Linhares.

População Yanomami

Conforme levantamento censitário concluído em março de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16.560 Yanomami vivem em aldeias dentro do território de Roraima e 10.294 em aldeias localizadas no Amazonas.

Leia mais: TJAM lança edital de concurso com 26 vagas para juiz substituto e cadastro de reserva

#Amazonas #Roraima #TJAM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas