AO VIVO
Poder Judiciário - 18 de maio de 2021
Foto:

CGJ/AM institui programa para auxiliar unidades judiciárias do Estado a atingir metas nacionais

Programa de Acompanhamento das Unidades Jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Amazonas objetiva a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) instituiu, no âmbito da Justiça Estadual, o Programa de Acompanhamento das Unidades Jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do qual pretende colaborar para que as Varas de Justiça alcancem metas nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O programa foi instituído pela corregedoria com a publicação do Provimento 394/2021 que o regulamentou e detalhou suas especificidades.

Assinado pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, o provimento indica que o novo programa objetiva a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional, considerando que a CGJ/AM é órgão de fiscalização, controle e orientação normativa das Unidades Jurisdicionais de 1° Grau.

No Amazonas, o programa será posto em prática mediante monitoramento periódico, pela CGJ/AM, do percentual de cumprimento das metas nacionais 1 e 2, além do número de processos paralisados a mais de cem dias.

Sendo os focos do programa, a meta nacional 1 estabelecida pelo CNJ, motiva as unidades judiciárias do Brasil a “julgar quantidade maior de processos de conhecimento, do que os distribuídos no ano corrente”; já a meta nacional 2 reivindica das unidades judiciárias o máximo de empenho para “julgar processos mais antigos”.

As unidades judiciárias da Justiça Estadual, de acordo com o Provimento 394/2021, serão incluídas no programa por decisão da corregedora-geral de Justiça, após análise do relatório trimestral a ser elaborado pelo Núcleo de Estatística e Acompanhamento das Metas, que conterá o percentual de cumprimento das metas 1 e 2.

Conforme a direção do Núcleo de Estatística e Acompanhamento das Metas da CGJ/AM, o relatório será possibilitado a partir de um painel, já elaborado e que permitirá que a gestão da Corregedoria monitore o desempenho estatístico de cada unidade judiciária, seja da capital ou do interior do Amazonas.

Ainda de acordo com o Provimento, a Comissão de Correição da Corregedoria de Justiça, quando da elaboração do relatório, poderá sugerir a inclusão da unidade (Vara) no Programa de Acompanhamento, sempre que verificar um baixo índice de cumprimento das metas nacionais 1 e 2 do CNJ e um grande número de processos paralisados há mais de cem dias.

Foco na celeridade

As unidades selecionadas para acompanhamento serão instadas a empreender esforços para aumentar o número de processos julgados de acordo com os critérios da meta nacional 1 chegando, ao menos, à média dos outros juízos da mesma competência, no ano imediatamente anterior ou, dependendo da análise do caso concreto, atingir 80% do percentual fixado pelo CNJ.

Serão, ainda, instadas a julgar os processos incluídos na meta 2, reduzindo o acervo da unidade para níveis idênticos daquelas de mesmo competência, ou, dependendo da análise do caso concreto, atingir 80% do percentual fixado pelo CNJ. Serão também instadas a reduzir gradualmente o número de processos parados há mais de cem dias.

Ainda conforme a regulamentação do novo programa, a corregedoria, no curso deste, pode solicitar às unidades judiciárias a elaboração de plano de gestão para a regularização da marcha de todos os processos em tramitação na unidade.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas