AO VIVO
Poder Judiciário - 25 de junho de 2020
Foto:

Cartórios em Manaus já realizaram mais de 300 casamentos por videoconferência

Os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Amazonas são responsáveis por habilitar os casais para a cerimônia. Os noivos devem procurar o cartório, enviar a documentação necessária e demais informações por meio eletrônico. Após a análise, para a assinatura do requerimento de habilitação ao casamento, será necessária a presença dos interessados no cartório […]

Por: Álvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Amazonas são responsáveis por habilitar os casais para a cerimônia. Os noivos devem procurar o cartório, enviar a documentação necessária e demais informações por meio eletrônico. Após a análise, para a assinatura do requerimento de habilitação ao casamento, será necessária a presença dos interessados no cartório responsável, bem como de duas testemunhas. Este atendimento deve ser previamente agendado, de sorte a assegurar que os cuidados determinados pelas autoridades de saúde sejam atendidos.

Para o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, a medida possibilitou que muitos casais pudessem concretizar o sonho do matrimônio, mesmo nestes tempos em que a diretriz é a do diastanciamento social.’A pandemia oportunizou aos cartórios a possibilidade de evoluir na entrega de seus serviços, a exemplo das cerimônias virtuais. Não fazia qualquer sentido esperarmos a normalização de todas as rotinas, para podermos atender a contento os nossos usuários. Felizmente pudemos contar com a sensibilidade da Corregedoria-geral de Justiça, que prontamente editou as normas necessárias à celebração de casamentos por intermédio de vídeoconferência. A partir disso passamos a realizar em consonância com os juízes de paz, as cerimônias previamente agendadas”, confirmou Lima Filho.

O Provimento foi assinado pelo Corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior. As cerimônias, realizadas com ajuda de aplicativos de conexão virtual, são coordenadas por juízes de paz, com a presença dos noivos e testemunhas, além do oficial de Cartório responsável por formalizar o casamento.

A juíza de Paz Cláudia Pereira tem realizado cerimônias virtuais durante todo o período autorizado. Segundo ela, a possibilidade do enlace neste formato tem gerado grande satisfação aos noivos.

“Se nós pudermos aproveitar é possível transformar esse momento num momento especial porque familiares e amigos também podem participar da sala de videoconferência. É uma forma de evitar aglomeração e ao mesmo tempo é uma oportunidade em que as pessoas continuam casando. Eu acabo me emocionando junto com os noivos. Nós, juízes de paz, somos as autoridades celebrantes”, disse a Cláudia Pereira.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas