AO VIVO
Poder Judiciário - 07 de março de 2021
Foto:

Veja os nomes mais indicados a concorrer as vagas abertas no Pleno do TJAM em 2021

Manaus-AM | O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está com três vagas em aberto, uma delas é por causa do falecimento do desembargador Aristóthles Thurry e as outras duas são em função das aposentadorias dos desembargadores Djalma Martins dos Santos e Sabino Marques. Mais uma vaga será aberta ao Pleno com a […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM |

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está com três vagas em aberto, uma delas é por causa do falecimento do desembargador Aristóthles Thurry e as outras duas são em função das aposentadorias dos desembargadores Djalma Martins dos Santos e Sabino Marques.

Mais uma vaga será aberta ao Pleno com a saída do desembargador Ari Moutinho, que está chegando a idade limite do serviço público que é de 75 anos. Com isso, a movimentação nos bastidores do poder judiciário está fervendo por causa das vagas em aberto.

Conforme a casa as vagas de Thury e de Moutinho, serão ocupadas pelo critério de merecimento e a de Marques pelo de tempo de serviço, ou por antiguidade. Um nome apontado para essa última vaga é o da juíza Onilza Abreu Gerth e nos outros dois haverá disputa para que quem entra na listra sêxtupla e depois será reduzida a três nomes.

Para a primeira disputa, é quase certo que três nomes estarão entre os cotados – os juízes Mirza Telma de Oliveira, Abraham Peixoto Campos e César Bandieira, que estão em franca articulação. Ela já faz parte do Pleno, em substituição à desembargadora Encarnação das Graças Salgado, afastada pelo Conselho Nacional de Justiça por suspeita de favorecimento a traficantes. Destes, quem não for escolhido na primeira votação certamente disputará a segunda. Dificilmente as duas vagas escaparão destes nomes.

Vaga do MP

A vaga de Djalma Martins da Costa pertence ao Ministério Público do Amazonas (MPAM). Da mesma forma que acontece com os juízes, seus membros estarão na lista encaminhada ao TJAM, que depois será reduzida a três nomes.

A promotora de Justiça Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, é apontada como favorita a conquistar a vaga, ela que é irmã do ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela já disputa como candidata a vaga há pelo menos dois anos, mas haverá uma grande disputa por conta de outro grupo do próprio que também quer a vaga.

 

#TJAM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/03
17:47

VIAGEM CARIBE

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.

14/03
17:43

CONCURSO CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.

14/03
17:39

CONCURSO ALEAM

Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.

14/03
17:27

DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA

Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.

12/03
17:24

MANAUS SOLIDÁRIA

Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.

Ver mais >>

Programas