As unidades estão entre as 12 que serão implantadas; todas terão consultas, remédios e exames básicos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A Zona Leste de Manaus terá duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com funcionamento 24 horas em uma futura gestão de Roberto Cidade à frente do Executivo municipal. Ao todo, 12 UPAs serão implantadas em todas as zonas da cidade ao longo do seu mandato, caso vença a eleição. As unidades terão consultas, remédios e exames básicos, como os de sangue, raios-x e eletrocardiograma. A medida vai ajudar a reduzir a fila de espera por esses tipos de procedimentos.
“Nosso compromisso para mudar Manaus de verdade é investir no que é prioridade. Nós vamos melhorar a atenção primária e vamos construir 12 UPAs. Aqui na Zona Leste serão duas, e o Jorge Teixeira vai ficar bem assistido. Só assim vamos diminuir o sofrimento das pessoas que precisam ter o apoio da Prefeitura, principalmente no período noturno”, destacou Roberto Cidade.
A proposta foi apresentada aos moradores do Jorge Teixeira, durante caminhada pelo bairro, um dos mais populosos de Manaus, com mais de 133 mil habitantes. A mobilização teve início na Rua Papoulas e, ao longo do percurso, Cidade conversou com comerciantes e moradores sobre as principais demandas da região, além de apresentar as propostas da sua futura gestão.
A dona de casa Marilene, 41 anos, moradora do bairro, explica que atualmente, quando seu filho tem uma febre alta, prefere tratar ele em casa para não concorrer com atendimentos mais urgentes nos pronto-socorros e hospitais, como pessoas que sofrem acidente de trânsito. “É um sacrifício e às vezes não dão nem um remédio. Em muitos momentos, nós não temos condições de comprar na farmácia. Ter uma UPA no bairro é tudo que a gente mais quer”, afirmou.
A caminhada contou com a presença de candidatos a vereador e do candidato a vice-prefeito, Coronel Menezes (Progressistas). No trajeto, Roberto Cidade também falou de outras propostas importantes do seu plano de governo, como aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal de 385 para 3 mil e armar todos os agentes da corporação, além de criar o Auxílio Municipal Permanente para 50 mil pessoas.
Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil e do Progressistas, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário