AO VIVO
Executivo - 02 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Internet

Zé Maria Tapajós e Carlos Martins são empossados prefeito e vice-prefeito de Santarém

A cerimônia oficializou o compromisso da nova gestão em liderar o município até 31 de dezembro de 2028, com foco no desenvolvimento e no atendimento às demandas da população.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta quinta-feira (1º), Santarém iniciou um novo ciclo político com a posse de Zé Maria Tapajós como prefeito e Carlos Martins como vice-prefeito. A cerimônia oficializou o compromisso da nova gestão em liderar o município até 31 de dezembro de 2028, com foco no desenvolvimento e no atendimento às demandas da população.

Zé Maria Tapajós, de 68 anos, traz uma trajetória marcada por trabalho e dedicação. Natural da comunidade Novo Gurupá, na região do Rio Arapiuns, ele começou a vida profissional no comércio e enfrentou desafios desde cedo. Casado com Delvalita Tapajós, pai de quatro filhos, avô de 11 netos e bisavô de dois bisnetos, o novo prefeito acumula mais de três décadas de experiência na vida pública.

Sua carreira política começou em 1988, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Desde então, ele exerceu seis mandatos consecutivos no Legislativo Municipal e presidiu a Câmara de Vereadores em quatro ocasiões. Com essa sólida experiência, Tapajós se consolida como uma liderança respeitada em Santarém, com forte identificação com as comunidades locais.

“Minha vida sempre foi dedicada a ouvir e atender as necessidades do povo de Santarém. Este novo desafio é a oportunidade de fazer mais pelo nosso município, de cuidar das nossas comunidades e construir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou o prefeito em seu discurso de posse.

Além da experiência na Câmara, onde teve atuação destacada e reconhecida pela sociedade santarena, Zé Maria Tapajós foi prefeito interino no ano de 2009, vice-prefeito na gestão de Nélio Aguiar, de 2017 a 2021, e deputado estadual de 2021 a 2022. Zé Maria Tapajós, também, ocupou o cargo de secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, responsável pela intermediação direta com os municípios da região, através da implementação das políticas do governo do estado.

Posse

O rito foi antecedido pela posse dos 23 vereadores que comporão a 20ª legislatura, além dos novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Eleita por aclamação e unanimidade, a nova Mesa Diretora é formada por:

Presidente: Janderilson Pereira (União Brasil)
1° vice-presidente:  Gerlande Castro (PP)
2° vice-presidente: Alaercio Cardoso (PSD)
1ª secretária: Alba Leal (MDB)
2° secretário: Josiel Colares (PRD)
3ª secretário: Urias Pigarilho (MDB)
4ª secretária: Elita Beltrão (Republicanos)
O prefeito começou o discurso agradecendo o apoio de sua família e rendeu homenagens a sua esposa, Delvalita Tapajós, que se recuperou de um AVC no ano de 2019.
“Uma mulher que sempre esteve ao meu lado, desde que começamos nossa vida. Sempre me apoiou nessa trajetória de vida pública, teve, inclusive, a saúde restabelecida por conta deste AVC. Obrigado por sempre ter estado comigo em todos os momentos”.

Zé Maria Tapajós, também, agradeceu o apoio de correligionários entre eles, o deputado federal Henderson Pinto (MDB) pelo apoio irrestrito durante a campanha. O agradecimento foi igualmente estendido à deputada estadual Maria do Carmo (PT), lembrando o período em que exerceu o cargo de prefeito interino, em 2009, quando ela foi impedida de exercer o cargo temporariamente.

“Agradeço, também, ao deputado Airton Faleiro [PT] muito importante por essa costura política. Leve nosso abraço ao senador Beto Faro [PT]. Esse agradecimento também é estendido ao nosso deputado estadual Josué Paiva [REP]”.

O prefeito, também, destacou a parceria com o governador Helder Barbalho.

“Vamos continuar essa parceria de sucesso que iniciou durante a gestão do prefeito Nélio, quando estive vice-prefeito. Vamos continuar e trabalhar para avançar, levando mais saúde, educação e infraestrutura de qualidade a nossa população”, lembrou o prefeito, que, também, mencionou importantes parcerias formatadas com os ministros Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo), além da vice-governadora Hanna Ghassan e o senador Jader Barbalho.

O agora ex-prefeito e atual presidente da Famep, Nélio Aguiar, foi lembrado no discurso de Zé Maria.

“Quero aqui reconhecer os avanços do governo Nélio [2017 a 2024], os quais acompanhei de perto enquanto estive vice-prefeito durante 4 anos e 4 meses e em seguida enquanto deputado estadual. Quero aqui reafirmar que Santarém continuará avançando, com apoio dos nossos deputados estaduais, federais, nossos senadores e ministros”.

Além de autoridades políticas, o prefeito agradeceu o apoio de lideranças religiosas, entre elas o arcebispo Dom Irineu Roman e pastor Wasghinton.

Legislativo 

O prefeito reiterou o papel fundamental do Legislativo para a aprovação de projetos para o desenvolvimento da Pérola do Tapajós.
“Quero dizer que de mim, do nosso vice-prefeito Carlos, secretários e coordenadores e demais todos os servidores públicos as portas das secretarias estarão sempre abertas e vamos trabalhar, sempre em parceria com o Legislativo, para que os serviços e benfeitorias chegam na ponta: na várzea, no Eixo Forte, planalto, Lago Grande, Tapajós, Arapiuns e na zona urbana”.

O prefeito finalizou o discurso agradecendo a Deus pelo restabelecimento de sua saúde, após ter se recuperado de um câncer na bexiga há três anos.

“O Zé, graças a Deus, está com saúde e garra para administrar nossa Santarém pelos próximos quatro anos. Um grande abraço e Deus nos abençoe”.

Leia mais: Prefeito de Santarém homologa resultado de concurso público

Zé Maria Tapajós Carlos Martins Santarém

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

20/03
18:40

GASTOS MUNICÍPIOS RORAIMA

A Prefeitura de Bonfim, sob o comando de Romualdo Feitosa (Republicanos), firmou contrato de R$ 706.999,92 com a União Empreendimentos LTDA para a locação de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O contrato, assinado em 6 de março de 2025, tem validade de um ano e atende à Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Limpeza Urbana. A empresa, fundada em 2014 e registrada em Boa Vista, possui atividades secundárias como manutenção de máquinas e construção de edifícios.

20/03
18:38

JURUÁ INVESTIGAÇÕES

O prefeito de Juruá, Ilquer Cunha, enfrenta investigações por possível abuso de poder econômico nas eleições. O caso está na Zona Eleitoral de Juruá, sob o juiz Danny Rodrigues Moraes. O prazo para a defesa se encerra na próxima semana, conforme o Diário Oficial do TRE-AM. Se as irregularidades forem confirmadas, Cunha pode sofrer penalidades, incluindo multas ou até a cassação do mandato.

20/03
18:37

NEPOTISMO MANACAPURU

A prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel, nomeou familiares do novo secretário de Administração, João Luiz de Souza França Filho, para cargos na gestão municipal. Seus filhos, Gustavo Gabryel e Luan Matthaus, foram designados para funções na Semad. Além disso, José Lucas Tavares assumiu a direção do hospital da cidade, enquanto sua irmã, Jackeline Tavares, tornou-se chefe de gabinete da prefeita. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do município.

20/03
18:35

UNIÃO BRASIL FORTALECIDO

A federação entre União Brasil e PP está prestes a ser oficializada, consolidando um dos blocos mais fortes do Congresso. No Amazonas, o grupo do governador Wilson Lima comandará a aliança, que terá maior tempo de TV e um dos maiores fundos partidários do país. O deputado Fausto Jr. destacou que a meta é eleger três deputados federais e um senador. Wilson Lima, fortalecido, deve disputar o Senado e influenciar sua sucessão estadual, ampliando sua articulação para 2026.

19/03
17:41

IMPEACHMENT GOVERNADOR RORAIMA

A votação do relatório sobre o pedido de impeachment do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), foi adiada nesta terça-feira (18) após um pedido de vistas do deputado Jorge Everton (União). O parlamentar explicou que a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável por analisar a denúncia por crime de responsabilidade contra o governador, ainda aguarda informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que foram solicitadas em fevereiro.

Ver mais >>

Programas