AO VIVO

Zanin solicita retirada do nome em processos de Lula no STF e TSE

Quando ministro do Supremo, Zanin não poderá deliberar nos processos em que advogou

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Com a posse agendada para o dia 3 de agosto, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado de Lula, Cristiano Zanin, pediu nesta quinta-feira (22), para deixar a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos na Corte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Zanin solicitou, nas petições, a retirada de seu nome das ações nas quais atua. No entanto, é esperado que, mesmo assim, ele se declare impedido para deliberar, enquanto ministro do Supremo, nos processos em que advogou.

“Pelo presente instrumento, Cristiano Zanin Martins, advogado habilitado nos autos em epígrafe, renuncia aos poderes que lhe foram outorgados, ficando mantidos os demais advogados constituídos. Requer-se ainda, por consequência, a exclusão do nome deste subscritor do sistema em relação ao patrocínio da causa”, declarou o advogado nas petições.

Em uma das ações no STF em que Zanin era o advogado a reclamação é que tinha como relator justamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que será substituído pelo indicado de Lula.

A defesa do petista, no processo, conseguiu o direito de acessar o acordo de leniência da construtora Odebrecht e da operação Spoofing, com as mensagens vazadas de procuradores da Lava Jato.

Já no TSE, Zanin deixará de ser o representante jurídico da Coligação Brasil da Esperança, que elegeu Lula presidente nas eleições de 2022. Ao longo do pleito, a equipe jurídica do petista ajuizou diversas ações que resultaram em inúmeros direitos de resposta contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Foto Divulgação

Com informações Pleno News

#STF #TSE zanin

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas